Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico

Você, diretor, pode usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de professores. Alguns pontos a analisar são:

POR:
GESTÃO ESCOLAR

1. Gestão de materiais e suprimentos

O coordenador tem:

  • Computador. Com quantas pessoas ele compartilha. ___________
  • Acesso à internet.
  • Livros de formação e obras literárias à disposição. MATERIAL DE CONSULTA
  • Exemplares dos livros didáticos e paradidáticos adotados na escola.
  • Outros livros didáticos e paradidáticos. O QUE OS ALUNOS USAM
  • Materiais de consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora, DVD e televisor). PARA ANOTAR E GRAVAR

2. Gestão do espaço

  • O coordenador tem sala própria? LUGAR EXCLUSIVO
  • Onde se localiza? _______________________________________
  • Como é mobiliada? _____________________________________
  • Onde guarda seu material? _______________________________
  • O espaço é compartilhado com quantas pessoas? ____________
  • Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno e blog. OPINIÃO QUALIFICADA
  • Pode sugerir alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.

3. Gestão do tempo

O coordenador tem horários reservados para:

  • A formação própria.
  • Participar de cursos externos de capacitação.
  • Circular pelos espaços da escola.
  • Visitar as classes e fazer observação de sala de aula.
  • Planejar ações institucionais. TEMPO RESPEITADO
  • Planejar reuniões pedagógicas.
  • Reunir-se coletiva e individualmente com os docentes. OBSERVAÇÃO GERAL
  • Atender pais com dúvidas sobre a aprendizagem. QUESTÕES PEDAGÓGICAS
  • Reunir-se com o diretor com regularidade. ENCONTROS AGENDADOS
  • Esses horários são respeitados. TEMPOS GARANTIDOS

4. Gestão da aprendizagem

O coordenador tem condições de acompanhar:

  • O planejamento dos professores.
  • O desenvolvimento de algumas atividades nas classes.
  • Os resultados de avaliações internas e externas.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais. AVALIAÇÃO PRECISA

Tem acesso:

  • Ao projeto político-pedagógico. ARQUIVOS ABERTOS
  • Ao regimento interno.
  • Às fichas de matrícula. DADOS DO ALUNO
  • Tem apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na flexibilização das aulas? FORÇA À INCLUSÃO

5. Gestão de equipe

  • O coordenador tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
  • Está legitimado pela equipe como o parceiro mais experiente? RESPALDO DO GESTOR

6. Gestão financeira e administrativa

  • O coordenador pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos? INFRAESTRUTURA IDEAL
  • Tem apoio para organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP? CONDIÇÕES FINANCEIRAS

7. Gestão da comunidade

  • O coordenador participa das reuniões de pais, do planejamento à realização?
  • Pode sugerir e participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar? PAR NAS REUNIÕES

Tags