Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como promover uma transição tranquila do 5º para o 6º ano

Projeto institucional

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Promover atividades de adaptação dos alunos do 6º ano e garantir avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.
 
Objetivos específicos 
- Para os alunos Contribuir para que tenham uma transição suave em relação a tempos, espaços, professores, materiais, novos agrupamentos e avaliação. 
- Para os professores Possibilitar um maior conhecimento sobre o aluno e adequar as propostas de ensino às necessidades de aprendizagem da turma. 
- Para os pais Permitir a compreensão das mudanças que os filhos terão no plano físico, afetivo e social e firmar uma parceria com a escola. 
- Para os funcionários Conhecer as demandas dos estudantes e definir ações que favoreçam a ambientação dos mesmos.
 
Conteúdos de Gestão Escolar
- Aprendizagem Promoção de situações que favoreçam a adaptação ao segmento.
- Equipe Articulação entre docentes, gestores e demais funcionários da escola.
- Comunidade Estratégias para estabelecer uma parceria entre a escola e os pais.

Tempo estimado
Nove meses: o segundo semestre do 5º ano e o primeiro trimestre do 6º ano.

Desenvolvimento
1ª etapa Ajuste de expectativas
No segundo semestre, promova um encontro de professores do 5º e do 6º ano para trabalhar a temática da passagem e fazer ajustes de expectativas de aprendizagem. Os professores do 5º escrevem sobre como os alunos deixarão o segmento, e os do 6º ano, sobre como esperam receber os estudantes. Apresentados os resultados, os grupos e a equipe gestora discutem os ajustes.

2ª etapa Criação de comissões
Com base nas necessidades apontadas na primeira etapa, organize três comissões de representantes de professores. A primeira terá ações de integração, como jogos e recreios conjuntos; a segunda analisará os currículos de 5º e 6º ano e pensará num diagnóstico a ser aplicado no 6º ano, no início do calendário letivo; e uma terceira pensará em atividades para adequar a postura dos estudantes dos dois segmentos sobre aspectos como o uso de cadernos e o registro de lições de casa.

3ª etapa Esclarecimento das dúvidas
Junto à segunda etapa, prepare uma reunião com os pais dos alunos do 5º ano e as equipes dos dois segmentos para falar do processo de transição.

4ª etapa Rodas de conversa
No fim do ano, promova rodas de conversa entre os alunos do 5º ano e a equipe gestora da segunda etapa do Ensino Fundamental para que eles tirem dúvidas, e proponha que visitem o espaço onde vão estudar, monitorados pelos colegas do 6º ano.

5ª etapa Troca de informações
Na semana de planejamento, organize um encontro entre professores do 5º e do 6º ano para que socializem informações sobre as turmas.

6ª etapa Orientação aos pais
Dias antes do início das aulas, convide os pais dos alunos do 6º ano para uma reunião a fim de que conheçam os professores e recebam orientações sobre a nova rotina que os filhos terão.

7ª etapa Recepção dos alunos
Nos primeiros dias de aula, toda a equipe deve ajudar na adaptação. Vale liberar a turma para o recreio (e na saída) minutos antes dos outros. Já os professores auxiliam a classe a se organizar quanto às lições previstas e aos materiais necessários.

Avaliação
Após um mês de aula, reúna os docentes do 5º e 6º ano para analisar os dados do diagnóstico já feito e planejar ações e ajustes para os dois segmentos.

Consultoria: Sonia Aidar Favaretto e Suzana Mesquita Moreira
Coordenadoras pedagógicas da Escola Projeto Vida.