Projeto Institucional: Monitoria aluno-aluno
POR: GESTÃO ESCOLAR
Objetivo geral
Implantar a monitoria entre estudantes e melhorar a qualidade da aprendizagem.
Objetivos específicos
- Para a equipe gestora Colaborar com a elevação do nível do ensino e a redução da evasão e do insucesso escolar.
- Para os professores Aproveitar melhor o tempo de aula e colocar a heterogeneidade da sala a favor da aprendizagem.
- Para os alunos (monitores ou não) Aprofundar a compreensão dos conteúdos e desenvolver competências de relacionamento pessoal e comunicação.
Tempo estimado
Um ano letivo, com manutenção permanente após esse período.
Desenvolvimento
1ª etapa Planejamento
Em articulação com os professores, elabore o planejamento das atividades de monitoria. Avalie se há estrutura e recursos suficientes para que todas as disciplinas sejam contempladas. Em caso de limitações, conceda prioridade às áreas com maior índice de reprovação e repetência. Nesse momento de preparação, contemple os aspectos abaixo:
a) Inclusão no projeto político-pedagógico (PPP)
Ao contemplar o tema no PPP da escola, garante-se a aplicação e a continuidade da prática.
b) Escolha dos participantes
Estabeleça com os professores que critérios os alunos precisarão atender para integrar o projeto. Você pode se basear, por exemplo, na lista feita por Simone Carvalho da Silva, uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 em 2013. Acesse aqui a reportagem que relata o trabalho desenvolvido por ela. Abra inscrições para os interessados e informe também os pais sobre como a atividade funcionará.
c) Reunião com os candidatos
Combine com os docentes para que exponham os objetivos e os benefícios do projeto para todos os envolvidos. Eles também devem reservar algum tempo do encontro para a apresentação de sugestões e dar um prazo para que os estudantes reflitam sobre a proposta. Depois de alguns dias, organizem um novo momento para a confirmação de interesse.
d) Formação
Identifique, com a ajuda dos professores, as principais dificuldades e dúvidas apresentadas pelos monitores, tanto em relação aos conteúdos como a atitudes. Com base nisso, peça que os docentes elaborem um plano de formação e acompanhamento para os alunos. Garanta o espaço e o horário necessários para que os estudantes recebam referenciais teóricos e também sugestões práticas de como atuar nessa função. Sempre que possível, promova um rodízio dos participantes.
2ª etapa Implementação
a) Sensibilização dos alunos
Oriente os professores para promover conversas constantes sobre a prática com o objetivo de eliminar receios associados ao fato de um estudante ser apoiado por outro. Reitere que essa é uma ação importante, necessária, comum e natural no ensino. A monitoria precisa ser vista como uma atividade colaborativa, em que todos aprendem juntos. Cuide, com os demais educadores, para que essa prática não gere nenhum tipo de competição ou segregação entre os alunos.
b) Início das atividades
Se a ação for feita em sala de aula, durante o turno regular, aconselhe os docentes a ficar atentos para evitar dispersão ou exclusão de estudantes que correm o risco de não ser atendidos nem pelo professor nem pelo monitor. Caso a prática seja realizada no contraturno, o ideal é que ela aconteça pelo menos duas vezes na semana. Em ambos os casos, o educador responsável pela disciplina deve supervisionar o trabalho.
3ª etapa Avaliação
Promova reuniões para consultar os professores e os alunos e verifique se os objetivos anteriormente planejados estão sendo alcançados. Além disso, converse com os pais sobre possíveis percepções de mudança na aprendizagem dos filhos. Selecione alguns parâmetros para comparar a evolução dos resultados antes e depois da implantação do projeto, como a evolução dos índices de aprovação ou reprovação. Faça registros da experiência e use-os para mobilizar a escola para a continuidade do projeto.
Consultoria Alexandrino Nunes Mpanzo, mestrando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).