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Os assuntos que não podem faltar na reunião de planejamento com os professores

Todas as escolas passam pelas etapas de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação dos trabalhos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
As discussões coletivas e as orientações recebidas no planejamento escolar deixam os professores mais seguros para iniciarem seus trabalhos

Anualmente, todas as escolas passam pelas etapas de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação dos trabalhos e, em todo início de ano, começamos pelo planejamento da escola para o ano letivo. É sobre esse processo que vou escrever hoje, contando como ele funciona aqui na EE Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira.

Na escola em que trabalho, seguimos o calendário da Secretaria de Estado da Educação, que contempla para o início do ano, o período de Planejamento da Escola. São praticamente três dias de reuniões para “pensar a escola” no ano que se inicia.

Na primeira reunião, eu e a minha diretora fazemos a recepção dos professores e a integração dos docentes por meio de uma dinâmica de grupo. Também entregamos a eles uma pasta que deverá ser utilizada durante o ano, para registrar as reuniões, inclusive as das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Um lanchinho especial também faz parte!

Na sequência das reuniões com os professores, desenvolvemos as seguintes atividades:

- Apresentação de como o espaço físico da escola está organizado: salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, pátio, entre outros espaços.

- Retomada dos resultados do ano anterior: nunca partimos do “zero”, mas sim do que já foi conquistado para estabelecermos, em equipe, a continuidade e o aprofundamento dos objetivos e metas para o novo ano. Além de dar continuidade a muitos aspectos, sempre há novos projetos a serem planejados e implantados. Esse é o momento para ousar, mas com “pé na realidade”. Sempre digo, para o grupo, que é importante nos comprometermos cada vez mais com os projetos que já temos e aperfeceiçoá-los. A implantação de novos acontece somente se tivermos condições de dar conta.

- Os professores falam de suas turmas: sempre organizamos um tempo das reuniões para que os professores possam contar, para os colegas, as principais características daqueles que foram seus alunos no ano anterior. Este é um momento importante, mas delicado, pois se não for bem direcionado, alguns alunos ou algumas turmas podem ser estigmatizadas. Sempre oriento que é o momento de ajudar o colega a conhecer um pouco a realidade da turma com que irá trabalhar. A ideia é contar como se desenvolveram ao longo do ano anterior em termos de aprendizagem. Também é o momento de entregar, para os docentes, os portfólios do ano anterior.

- Estabelecimento dos combinados: trabalhar em equipe sempre requer “combinados”. O período de planejamento é propício para estabelecer datas, relembrar práticas como, por exemplo, necessidade de requisitar materiais com antecedência, entrega de rotinas, enfim, dar ciência de uma porção de tarefas que precisam ser realizadas e que principalmente, serão “cobradas” por mim. Aliás, tem uma frase que sempre falo aos professores: “Vamos combinar para depois ninguém alegar ignorância”. Eles riem, mas no fundo, é pura verdade!

- Organização das salas: os professores recebem a chave de seus armários que ficam na sala de aula. Todo início de ano, deixo o armário deles organizado com todos os livros didáticos dos alunos e alguns materiais individuais que farão uso durante o ano. Na reunião de planejamento, os professores têm um tempo para organizarem a sala de aula e a recepção de seus alunos.

- Recebimento do novo portfólio: durante o mês de janeiro, preparo o portfólio das classes para entregar, aos professores, na reunião de planejamento. Sempre retomo com eles, os itens da pasta para fazermos algumas alterações e/ ou esclarecimentos dos registros.

- Palestra: para o ano de 2013, vamos convidar um profissional para realizar uma palestra, aos professores, com o tema “A importância da motivação para ensinar”. Ouvir profissionais que não sejam da própria escola é sempre bom!

As discussões coletivas e as orientações recebidas no planejamento escolar deixam os professores mais seguros para iniciarem seus trabalhos, pois sabem por onde devem começar, do que serão “cobrados”, as datas a serem respeitadas, enfim, estão preparados para iniciar a etapa de execução.

E na escola de vocês, como isso é feito? Compartilhem suas experiências aqui.

Um beijo, Maria Inês