Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como manter a sala de atividades sempre organizada?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

As salas de Educação Infantil devem ser organizadas com materiais adequados às propostas de aprendizagem dos pequenos, sendo assim, os jogos de encaixe, os quebra-cabeças, jogos de matemática e de escrita, brinquedos e acessórios do canto de faz de conta, juntamente com os livros do canto de leitura, devem sempre estar bem organizados e disponíveis para as crianças.

O que fazer quando constantemente os brinquedos se quebram, o quebra-cabeça perde peças, os pinos do jogo de encaixe estão mordidos, alguns livros rasgados ou rabiscados? Tudo isso significa que os materiais estão sendo utilizado pelas crianças. Que bom! Mas como equacionar o uso com os cuidados necessários para que fiquem conservados?

Cuidar dos materiais, usá-los corretamente e conferir se todas as peças foram guardadas são conteúdos de aprendizagem também. São conteúdos atitudinais que as crianças podem aprender e, segundo Zabala ( A Prática Educativa, 1998), a aprendizagem deles envolve conhecimento, observação de modelos e um envolvimento afetivo por parte das crianças.

O que o professor pode fazer para ajudar as crianças a aprenderem usar e guardar adequadamente os materiais?

Levei essa questão para o grupo de formação e tematizamos a organização das salas e dos materiais. Organizei uma pauta de observação e algumas questões para que ficasse observável para cada professor, sobre o que estaríamos refletindo. Certamente, no dia a dia da sala de aula não é sempre possível, nem recomendável, controlar tudo e todos. Cabe ao coordenador pedagógico ajudar os professores a buscarem caminhos para que juntos, crianças e professores, se responsabilizem pela organização.

Numa formação propus que as professoras, em duplas, observassem uma sala diferente da sua para que cada uma pudesse ter outros modelos de organização, apurar o seu olhar e efetuar uma análise mais distanciada. (veja aqui a pauta de observação)

Depois de refletirem em duplas e observarem as organizações e encaminhamentos de outras salas, os professores elencaram alguns itens para nortear as intervenções que poderá fazer na sua sala:

1. Deixar menos brinquedos nas prateleiras. É bacana deixar alguns jogos guardados por um tempo e ir fazendo trocas, assim as crianças não enjoam e sempre terão jogos novos;

2. Organizar jogos de encaixe em potes semelhantes, junto com as crianças se possível, e definir um lugar certo para cada pote. Assim as crianças participam ativamente da arrumação, o que as compromete com a manutenção;

3. Verificar se os quebra-cabeças estão completos e deixar 3 disponíveis (guardar os que estiverem completos para fazer um rodízio), os que estão faltando peças retirar do uso;

4. Combinar com a professora do outro período quem vai ser responsável pelo que, por exemplo uma fica responsável por repor as tintas e os papéis e a outra por apontar os lápis e repor os gizes de cera;

5. Orientar constantemente as crianças para pegarem as peças que caírem no chão, conferir se guardaram tudo nos potes, e, o principal, ser modelo de organização evitando deixar materiais espalhados por cima dos armários.

No outro encontro de formação, a tarefa de cada professor foi arrumar e organizar suas salas, que ficaram muito mais funcionais, cada coisa no seu lugar e sem muitas coisas entulhadas nas prateleiras, apenas o necessário, e certamente assim permanecerão por algum tempo. Depois fazemos novamente uma outra retomada!

E na sua escola, que soluções encontraram para que as salas permaneçam organizadas?

Um beijo, Leninha