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A última reunião de pais do ano

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Logo no início do ano, tracei uma meta de melhorar as reuniões de pais. Para fazer isso, desenvolvi uma série de ações, entre elas fazer convites mais atrativos

Logo no início do ano, tracei uma meta de melhorar as reuniões de pais. Para fazer isso, desenvolvi uma série de ações, entre elas fazer convites mais atrativos

Uma das minhas metas no início deste ano foi melhorar as reuniões de pais, aumentando a presença dos familiares e integrando-os mais ao processo de aprendizagem pelo qual seus filhos passam. Logo no período do planejamento, apresentei essa proposta à diretora da minha escola e também aos professores e, juntos, resolvemos valorizar nossas reuniões. Para isso, o foco passou a ser o diálogo sobre o cotidiano da escola, e não apenas entregar as notas das crianças e falar sobre seu comportamento.

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano para atingir nossa meta, estavam as seguintes:

  • Fazer convites mais atrativos, mais bonitos e com texto mais objetivo
  • Programar reuniões entre os pais e a diretora e coordenadora no pátio da escola para passar informações gerais sobre a instituição
  • Fazer reuniões com os professores nas salas de aula, sempre com pautas bem planejadas sobre o processo de aprendizagem dos filhos e outros assuntos
  • Colocar um carro de som na rua anunciando dia e horário da reunião
  • Promover palestra para os pais com uma psicóloga sobre o tema “Limites na Educação”
  • Organizar um momento de recreação para as crianças enquanto os pais participavam da reunião
  • Envolver todos os professores e funcionários nessas ações
  • Entrar em contato com pais ou responsáveis que não compareceram às reuniões
  • Montar um portfólio com todos os registros

Essas ações começaram já na primeira reunião de pais do ano, denominada de “reunião de apresentação da escola”. Nela, apresentamos aos familiares a equipe gestora, os professores e os funcionários e falamos sobre como a escola funcionaria durante o ano.

Já em novembro, quando foi realizada a última reunião, o objetivo foi encerrar o ano letivo. Para isso, dividimos o encontro em duas partes. Em uma delas, os pais receberam dos professores os resultados dos trabalhos desenvolvidos, incluindo os aspectos positivos e o que poderia ter sido melhor, como a assiduidade às aulas.

Na outra parte da reunião, os responsáveis se reuniram comigo e com a diretora da escola. Nesse momento, tratamos de outros assuntos. Abaixo, listo para vocês o conteúdo da nossa conversa.

  1. Apresentamos as atividades realizadas fora da sala de aula, como os passeios, os projetos de leitura da biblioteca, os resultados das aulas de recuperação, entre outros.
  2. Demos esclarecimentos aos pais sobre as avaliações externas, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), para os 3º anos, a Prova Brasil, para os 5º anos, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp), para os 2º, 3º e 5º anos. Considero muito importante que os pais tenham conhecimento dessas avaliações e o porquê de elas acontecerem. Assim, quando apresentarmos os índices da escola, tanto em nível nacional como estadual, eles saberão como foram gerados esses números.
  3. Esclarecemos como seria o encerramento do ano letivo e demos informações sobre o período de matrícula para 2014.
  4. Fizemos a avaliação das reuniões e da escola. A proposta foi ouvir os pais sobre as mudanças ocorridas no convite dos encontros, no formato deles, com a divisão em duas partes, o grau de satisfação com os trabalhos da escola e ouvir sugestões.

Essa avaliação final dos pais mostrou que nossos esforços para melhorar a reunião estavam dando certo. Os familiares nos falaram que gostaram do novo formato dos encontros, da palestra, da forma como os professores conduziram as reuniões nas turmas e a maneira de organizar as atividades de recreação para as crianças que acompanham os pais.

Apesar desses bons resultados, ainda não conseguimos a participação de 100% dos familiares nas reuniões. O levantamento deste ano apresentaram uma média de 75% de participação, abaixo da nossa meta de 80% por turma. Entre as sugestões dadas por eles para aumentar a presença, estão: entrar em contato com o responsável que não compareceu ao encontro, começar as reuniões às 17h30 e não às 17h, devido ao horário de trabalho deles, e abordar novos temas, como Educação sexual e as formas de orientar os filhos.

Neste final de ano, a sensação que tenho sobre as reuniões de pais que realizamos é a de dever cumprido, pois já avançamos muito. No entanto, também fica a certeza de que ainda há muito por fazer para que todos participem mais ativamente do processo de escolarização de seus filhos.

E vocês, coordenadores, como têm buscado a participação dos pais nas reuniões e na vida escolar de seus filhos?

Beijos, Maria Inês