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Como oriento os professores na elaboração dos registros das ATPCs

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Nem sempre os professores são muito organizados. Para ajudá-los, oriento que guardem seus registros das reuniões de formação em uma pasta com plásticos, em ordem cronológica

Nem sempre os professores são muito organizados. Para ajudá-los, oriento que guardem seus registros das reuniões de formação em uma pasta com plásticos, em ordem cronológica

As férias estão terminando e precisamos voltar a nos organizar. Por isso, hoje vou contar como oriento meus professores na feitura de registros das reuniões de trabalho pedagógico coletivo, as chamadas ATPCs.

No início do ano, entrego a cada docente uma pasta com plásticos. O objetivo é que eles a utilizem em todas as reuniões pedagógicas da escola, sejam elas de planejamento ou de estudos. Peço aos professores que organizem cada saquinho na seguinte ordem de documentos: pauta da reunião, textos estudados e anotações que fizeram no encontro. Dessa forma, tudo o que foi tratado fica num único lugar e, quando precisarmos retomar algum tema já trabalhado, será fácil de localizar os papéis.

Além de pedir para que os professores façam anotações individuais das reuniões, solicito que um deles se responsabilize por fazer um registro geral. O interessante é não fazer em forma de ata, mas um texto reflexivo dos assuntos abordados. Isso significa que deve ser apontado o que foi mais significativo das discussões e as conclusões a que o grupo chegou. Na reunião seguinte, lemos o que foi escrito para dar continuidade aos estudos e para que quem faltou se inteire do que aconteceu.

Para não deixar ninguém de fora desse trabalho, sigo a lista de presença. Assim, todos têm a oportunidade de fazer o registro. Com o fim da reunião, recolho o documento e arquivo na pasta das reuniões de trabalho coletivo.

Acredito que todo esse sistema é muito importante, porque, às vezes, nos deparamos com professores que não são tão organizados. Penso que cabe aos coordenadores pedagógicos proporcionarem formas simples e possíveis para que tais docentes se acostumem com essa ordem, que é tão importante e necessária.

E vocês, coordenadores, como orientam seus professores para que organizem os materiais das reuniões?

Beijos, Maria Inês