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O que a análise dos portfólios nos indica?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Na minha opinião, os portfólios são a melhor forma de organizar as sondagens e acompanhar os trabalhos dos professores e as produções das crianças. Foto: Gabriela Portilho

Na minha opinião, os portfólios são a melhor forma de organizar as sondagens e acompanhar os trabalhos dos professores e as produções das crianças. Foto: Gabriela Portilho

Durante o mês de fevereiro, os professores aplicam as atividades de sondagens. A aplicação, a correção e o registro dessas atividades, organizadas em portfólios, indicam para os docentes o que os alunos já sabem e, consequentemente, as necessidades de cada um. Por isso mesmo, servem como subsídios para o planejamento do ano.

Costumo dizer aos professores que, para o diagnóstico ser bem aproveitado, eles devem ter na ponta da língua quem são e quantos são os alunos e quais precisam de atenção diferenciada. Em contrapartida, como coordenadora pedagógica, eu preciso ter todas as turmas na palma da minha mão. E sabem como eu consigo isso? Analisando detalhadamente o portfólio de cada classe.

Como fiz a análise dos portfólios

Este ano, para analisar o portfólio das primeiras sondagens das 13 turmas das quais sou coordenadora – três de 2º ano, três de 3º, três de 4º e quatro de 5º –, demorei 11 horas. Como vocês podem ver, não é um trabalho simples. Por isso, tenho alguns critérios para organizá-lo.

Sempre analiso por série/ano sem interrupção, pois, assim, percebo cada classe no todo e posso verificar qual delas está com mais dificuldade. Faço registros de minhas percepções para cada turma, colocando os nomes das crianças com dificuldades específicas, assuntos que considero importante tratar com os professores, além de direcionamentos e orientações que vou sugerir ao docente da turma em questão. Essa análise também me ajuda a levantar temas de formação para as aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPCs).

Nessa primeira análise do ano, consegui levantar algumas necessidades tanto dos alunos como dos professores. Percebi que preciso retomar a formação de como se faz sondagem de hipótese de escrita e de como as crianças não compreendem as ideias de adição e de multiplicação na resolução dos professores. Vi que este último problema, por exemplo, poderia ser uma questão de leitura compreensiva e que eu precisava trabalhar o assunto com os docentes.

Os portfólios são, para mim, a melhor forma de organizar as sondagens, de acompanhar os trabalhos dos professores e as produções das crianças a cada dois meses (essa é a periodicidade em que fazemos isso na escola onde trabalho).

Perceberam como o trabalho é extenso? Mas isso é só o começo, porque ele não termina com a análise dos portfólios. Ainda falta dar a devolutiva para todos os professores. Esse assunto ficará para o texto da semana que vem!

E vocês, coordenadores, já conseguiram fazer acompanhamento do que as crianças sabem e do que precisam aprender este ano?

Beijos, Maria Inês