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Construindo a proposta de rotina semanal

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
O planejamento semanal do professor ajuda o coordenador pedagógico pensar em qual será o foco das observações em sala de aula. Foto: Gabriela Portilho

O planejamento semanal do professor ajuda o coordenador pedagógico pensar em qual será o foco das observações em sala de aula. Foto: Gabriela Portilho

Na escola, costumo orientar os professores a fazer um planejamento do trabalho que desenvolverão durante a semana nas diferentes áreas do conhecimento. Chamamos esse documento de proposta de rotina semanal.

Para facilitar a visualização geral das atividades, seguimos uma estrutura para o registro do que será feito nos dias seguintes. Combinamos que receberei esse documento dos docentes todas as segundas-feiras para que eu possa acompanhar o que eles farão.

Ao longo do ano, sempre retomo o que deve constar nessa rotina, principalmente com os profissionais novatos. Abaixo, darei um exemplo.

Como oriento o registro do planejamento na área de Língua Portuguesa:

  • Peço para aos professores que distribuam no quadro de horários da turma em que lecionam as disciplinas de acordo com a carga horária de cada uma. Assim, haverá um horário fixo para todo o ano.
  • Para a semana, o professor deve planejar atividades com os diferentes eixos de conteúdos: Leitura, Produção de Texto, Reflexão sobre o Sistema de Escrita e Linguagem Oral. Esses conteúdos devem aparecer especificados na planilha.
  • Após o registro dos conteúdos, deve aparecer em cada aula qual será a modalidade organizativa (atividades permanentes, projetos didáticos ou sequências didáticas) com a qual o docente vai trabalhar.
  • Nas rotinas, também é necessário aparecer como o professor vai organizar os alunos para a aula (atividade individual ou agrupamentos produtivos). Além disso, ele deve indicar como será a variação das atividades, por exemplo, numa sala em que nem todos os alunos são alfabéticos.
  • Se necessário, os docentes podem utilizar o verso do quadro para fazer registros, por exemplo, de materiais pedagógicos que utilizará na semana ou, então, justificar algo que tenha acontecido na semana anterior e que tenha comprometido o planejamento do período em que estamos.

Penso que o planejamento semanal da rotina faz com que os profissionais pensem na gestão do tempo. Assim, eles conseguem ter clareza do que será feito em cada aula, qual é o objetivo da atividade, como ela será realizada e com quais recursos.

Para mim, como coordenadora pedagógica, as propostas de rotinas dos professores são muito úteis, pois as utilizo para planejar minha semana levando em consideração o foco que devo ter na observação de cada aula.

E vocês, coordenadores, como orientam o registro do planejamento semanal dos professores?

Abraços, Maria Inês