Tenho apenas 24 horas semanais para meu trabalho como coordenadora. Por isso, minha rotina precisa ser bem planejada, porque esse tempo nunca é suficiente para fazer tudo o que eu quero: planejamento das atividades e das reuniões com os professores, estudo, observação de sala de aula e reunião com a equipe gestora.
Apesar de todas essas atividades serem muito importantes, considero o encontro com os professores primordial. Então, faço de tudo para garantir que ele aconteça, sem falta. Na minha rotina, chamo esse momento de planejamento semanal.
Quando acontecem os encontros
Tenho contato com os professores em dois momentos. Um deles é individual, em dois módulos de 50 minutos semanais. O outro acontece com todos os docentes juntos, durante duas horas quinzenais.
O encontro semanal é marcado de acordo com a rotina dos professores em sala de aula. Costumo aproveitar os horários de Educação Física para fazer isso. Ou seja, enquanto os alunos estão com o docente dessa disciplina, converso com o professor regente da turma. Quando o chamo, ele já sabe que esse momento será para planejar e estudar comigo.
Como funcionam essas reuniões
Toda semana, antecipo os conteúdos que discutirei com os professores e peço a eles que elenquem suas demandas – afinal, eles também têm dúvidas que acabam direcionando o encontro. Na hora que estamos juntos, estudamos o assunto que está gerando dificuldade e planejamos sua rotina. Aproveito também para analisar as especificidades de cada turma, olhando para os dados, o rendimento dos alunos, os cadernos e as avaliações, e fazer devolutivas sobre alguma atividade observada.
Durante os encontros, também organizamos os conteúdos que devem ser trabalhados no bimestre e definimos ações em prol da aprendizagem. Como o tempo é curto e as demandas dessa reunião são muitas, já chego com um cronograma prévio para nortear o planejamento semanal.
Os encontros quinzenais, por outro lado, possuem foco coletivo. Esse momento é reservado para a formação com o grupo de professores, que, algumas vezes, podem estar divididos por ciclos. A pauta depende das demandas identificadas ao longo do bimestre ou do semestre letivo.
Apesar de serem muitas as dificuldades que enfrento devido à carga horária reduzida, consigo cumprir muitas das ações previstas. Até agora, os resultados têm sido bons e percebo que é nesse momento que a parceria entre coordenador pedagógico e professores se fortalece.
E vocês, coordenadores, conseguem se reunir com seus professores? Com qual periodicidade?
Abraços, Eduarda