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O papel do coordenador no horário de trabalho pedagógico coletivo

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
O HTPC deve ser utilizado para garantir a formação, o estudo das estratégias metodológicas e a socialização das atividades realizadas em sala de aula. (Foto: Manuela Novais)

O HTPC deve ser utilizado para garantir a formação, o estudo das estratégias metodológicas e a socialização das atividades realizadas em sala de aula. (Foto: Manuela Novais)

Todos os professores necessitam de um planejamento semanal para discutir e refletir sobre as suas práticas. O horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) deve ser utilizado para garantir a formação continuada, o estudo das teorias e estratégias metodológicas, a atenção para as dificuldades dos alunos e a socialização das atividades realizadas em sala de aula. No entanto, muitas vezes ele é confundido com um momento para passar recados, escrever relatórios e fazer os planejamentos individuais.

Um dos maiores questionamentos a respeito do HTPC é o que fazer durante esse horário e como garantir que ele seja bem aproveitado pela equipe. Para que a reflexão seja produtiva para o professor, cabe a nós, coordenadores, planejar os encontros com base nos indicadores de aprendizagem dos alunos e das necessidades formativas dos professores.

Na escola que coordeno, temos quatro horas mensais garantidas para o HTPC na jornada de trabalho. Além disso, organizo com os professores alguns encontros quinzenais, com duração de 2 horas. Nos momentos coletivos, discutimos temas que afetam a todos os docentes. Questões administrativas não são tratadas neste horário, já que o meu objetivo é melhorar a prática pedagógica. Às vezes, há a necessidade de agrupá-los por ciclo ou série para conversar sobre conteúdos específicos. Já quando se trata de um problema particular, ele é discutido nas supervisões individuais, que organizo em outros momentos na minha rotina.

Para que haja resultados práticos, o docente precisa sentir que o encontro tem um propósito. Por isso, considero importantes as seguintes condições:

Construir o plano de formação: a partir de registros e observações da prática, é preciso definir o plano de formação dos encontros para que as estratégias de ensino do docente estejam em constante movimento. Ouvir os professores sobre as suas necessidades de estudo também é nosso papel, já que eles podem levantar temas com base em suas dificuldades.

Planejamento: depois de definir quais conteúdos serão discutidos em cada encontro, torna-se necessário planejar as estratégias que serão utilizadas. Em certa ocasião, enquanto os docentes planejavam situações de produção de texto, percebi que eles não conseguiam levantar todos os aspectos possíveis de análise na hora de tabular o que os alunos sabiam. Portanto, a produção de texto virou um tema de estudo no HTPC. Para esse problema, a estratégia escolhida foi a tematização coletiva da produção de uma classe e o levantamento das dificuldades dos alunos a partir desse texto. Essa troca de ideias entre a equipe ajudou os professores a analisar o que os alunos sabiam e o que precisavam melhorar.

Cronograma: para organizar a rotina, costumo montar um cronograma com as datas dos encontros definidas previamente, garantindo um horário em que todos possam participar.

Incentivar a participação dos professores: é importante incentivar que os professores participem do HTPC e se dediquem às atividades propostas nestes momentos de estudo. Colocar lembretes das datas dos encontros e das leituras que devem ser feitas é uma das minhas tarefas na semana que antecede a reunião.

Organizar os momentos de formação é nosso maior dever como coordenadores. Por isso, devemos acompanhar o que é realizado individualmente e incentivar o diálogo sobre a prática docente, promovendo a troca de experiências entre os professores da escola.

E na sua escola, como são organizados os horários de trabalho pedagógico coletivo? Compartilhe!

Um abraço,

Eduarda