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O que as crianças devem aprender na Educação Infantil?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Crianças fazem pinturas no papel com pincel durante a aula (Foto: Gabriela Portilho)

A expressão artística, a apreciação das obras de arte e a experimentação de novos materiais são vivências essenciais na Educação Infantil (Foto: Gabriela Portilho)

Um grupo de especialistas está preparando um documento para definir as diretrizes curriculares para a Educação Infantil. Quando ficar pronto, entre setembro e dezembro, ele será colocado em consulta pública pelo Ministério da Educação (MEC) antes de ser aprovado.

Considero essa discussão importantíssima, porque sabemos que muitas pessoas ainda não enxergam essa etapa do ensino como um momento de aprendizagem. Além disso, há muita polêmica sobre o que e como ensinar os pequenos. Devemos ter um currículo?  Todos devem aprender os mesmos assuntos ou vivenciar as mesmas experiências numa mesma turma? As crianças devem ser alfabetizadas já na pré-escola? Como vocês podem ver, são muitas as perguntas que não possuem respostas definitivas ou objetivas.

Eu, particularmente, tenho algumas convicções em relação a esse assunto, todas alicerçadas na minha formação, experiência e estudos. Com base nelas, fiz uma lista de aprendizagens e vivências que considero fundamentais para pequenos na faixa etária de 0 a 5 anos. Ressalto que não me proponho a esgotar todas as possibilidades, pelo contrário, inicio essa listagem e peço que cada um de vocês adicione um ou mais itens e opine sobre a pertinência do que eu destaquei.

  1. Jogar e brincar. Essas duas atividades devem acontecer diariamente na rotina de todas as crianças, com momentos de faz de conta, roda, jogos coletivos com regras, jogos de encaixe, quebra-cabeça, jogos verbais, brincadeiras no parquinho, na sala e em todo e qualquer lugar. Brincar é a linguagem por excelência da criança e variadas experiências e vivências diárias possibilitam inúmeras aprendizagens, além da superação dos desafios, da interação com o outro e muito mais!
  2. Ouvir histórias. Toda criança tem o direito de ouvir pelo menos uma boa história a cada dia. Pode ser um causo, um conto de fadas, uma aventura… O mais importante é assegurar a qualidade da literatura com a qual os pequenos entram em contato. Por isso, uma história da tradição oral da região certamente tem muito mais a acrescentar do que um livro infantil mal escrito.
  3. Construir a identidade e a autonomia. Proporcionar situações nas quais as crianças tenham a oportunidade de se perceber como indivíduo, de aprender a conviver e respeitar o outro e de, gradualmente, ser capaz de cuidar de si e tomar decisões é uma meta da Educação Infantil.
  4. Falar, perguntar, argumentar. Aprender a se comunicar cada vez com mais desenvoltura e clareza, saber se posicionar e explicitar os desejos, necessidades ou ponto de vista é fundamental durante toda a vida. No entanto, o planejamento do eixo de Oralidade nessa etapa é um dos mais esquecidos.
  5. Pesquisar. Observar, perguntar e comparar são atitudes comuns entre as crianças. Cabe à escola propiciar situações para que elas possam pesquisar temas e assuntos de interesse. Se o planejamento for bem elaborado, os pequenos farão grandes descobertas, aprenderão a analisar e compartilhar o conhecimento e, o mais importante, visualizar as próprias aprendizagens.
  6. Desenhar, pintar e colar em Artes Visuais. A presença da expressão artística, da apreciação das obras de arte, da experimentação de novos suportes, dos meios e materiais é essencial na Educação Infantil, pois a Arte Visual é uma linguagem vital na expressão e comunicação humana. Infelizmente, ainda existem escolas em que o estereótipo e os desenhos para colorir são a tônica.
  7. Ler e escrever. Situações de leitura e escrita acontecem na vida de uma criança desde que ela é bebê e interage com o mundo que a cerca. Estamos rodeados desse código de registro e comunicação e, desde muito novas, as crianças tentam compreendê-lo. É papel da escola propor situações reais de leitura e de escrita, oportunizar e valorizar as inúmeras tentativas dos pequenos de atuar como leitores e escritores. É preciso, então, considerar sempre os saberes e o próprio jeito deles de ler e de escrever.
  8. Recitar, contar e quantificar. São inúmeras as situações de uso real ou de brincadeiras em que recitar os números, contar os objetos ou estimar a quantidade se faz necessário. Claro que é fundamental que essas atividades tenham um objetivo explícito para as crianças, pois só assim elas farão sentido e proporcionarão aprendizagens.
  9. Cantar ou apreciar músicas. O canto, a apreciação de obras musicais, a participação em brincadeiras de dança e a experimentação de ritmos são essenciais, pois possibilitam muitas aprendizagens para as crianças.

Deixo os próximos itens por sua conta! O que você acha que deve ser assegurado na creche ou na pré-escola? Você concorda com os itens que eu coloquei?

Um abraço, Leninha