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Como avaliar o trabalho docente

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Na semana passada falei da importância de avaliar os planejamentos didáticos antes de encerrar o semestre, outra avaliação muito pertinente é a do trabalho que efetuamos. Considero a avaliação nesse momento muito mais importante que a do final de ano, já que podemos definir ações e encaminhamentos pedagógicos para o 2º semestre, num trabalho em andamento.

Ao longo do 1º semestre orientamos e acompanhamos o trabalho desenvolvido por cada professor, desde o planejamento das atividades até a gestão da sala de aula.  Ainda tem os aspectos relacionados à interação com os colegas e reflexão coletiva. São muitas coisas a serem consideradas, reconhecidas e valorizadas.  Quero compartilhar com vocês a importância de elaborarmos um registro e reservar um tempo junto a cada docente para conversar sobre seu trabalho. Afinal, todos nós sabemos o quanto a rotina escolar é corrida e só temos tempo orientar muito rapidamente esse profissional.

Começando pela autoavaliação

Se a escola já possui uma sistemática de avaliação dos professores é esperado que todos já conheçam os aspectos que serão avaliados, mas, e quando não há esse processo estabelecido? Nesse caso, acredito que vale a pena elaborá-los junto com os professores, pois é do trabalho dele que estamos falando nesse momento. Porém, é preciso antecipar algumas coisas para não fazer o mesmo que eu há alguns anos atrás.

Numa das vezes que construí junto com o grupo de docentes um documento como esse, a lista de itens ficou enorme, já que cada educador sugeriu vários aspectos e eu não estava preparada para analisar que não precisava de todos, pois ficava muito compartimentado e até repetitivo. O resultado é que nós, professores e gestores, achamos muito cansativo escrever sobre cada um dos pontos. No final, nem refletíamos mais. Virou automático escrever “…foi adequado.”.

No ano seguinte ponderamos melhor e, por fim, ficaram alguns itens mais gerais. Cada professor escreveria sobre sua atuação nos seguintes aspectos: planejamentos, participação no HTPC, gestão da sala de aula, cumprimento de horários e responsabilidades assumidas.

Elaborando uma devolutiva

Após preencher o relatório impresso de autoavaliação, eu e a direção da escola lemos e agendamos os horários para dar uma devolutiva.  Reservar um tempo, cerca de 45 a 60 minutos com cada professor, é uma consideração ao seu trabalho e uma valorização. Vale ressaltar que nada é mais importante que a interação direta tanto para elogiar o trabalho realizado como para efetuar alguma recomendação de mudança da prática.

Antecipadamente, escrevíamos uma devolutiva para entregar a cada um deles, aqui 2 delas para dar uma ideia de como precisamos particularizar cada professor e valorizar seu desempenho.

E na sua escola, você já planejou essas avaliações? Compartilhe conosco nos comentários!

Um abraço,

Leninha