Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Medir os resultados e replanejar, tudo ao mesmo tempo no quarto bimestre

POR:
Joelma Souza

Fim de ano é momento de avaliar e reelaborar os projetos e as atividades da escola. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo.

Nós estamos chegando à reta final de 2014 e isso indica um momento de avaliação e reelaboração dos projetos e das atividades da escola. Precisamos analisar os processos que deram bons resultados, verificar as parcerias que proporcionaram avanços e reelaborar todas as ações para o novo ano, que sempre está cheio de desafios.

Aqui na EM Antonio Soares, nós trabalhamos durante o ano alguns projetos de forma coletiva: Meio Ambiente, Escola Sustentável, Higiene e Saúde, Horta Escolar e Quem conta, encanta!, entre outros. Agora, eu e a coordenadora pedagógica estamos discutindo com os professores a continuidade e a ampliação dessas ações.

Cada um dos nossos projetos tem uma equipe responsável, embora todos possam participar. É essa equipe que apresenta os resultados finais e é com ela que refletimos se algo precisa mudar. Ao olhar para cada projeto, perguntamos, entre outros aspectos: O que ele está proporcionando de aprendizagem significativa para as crianças? Que vivências importantes ele propicia para os alunos? Quais impactos ele traz para o entorno da escola? E para nossa cidade? Qual a participação das famílias?

 

Muitas iniciativas já sofreram adaptações depois de diagnósticos não satisfatórios, principalmente no que se refere aos impactos em nosso bairro e ao envolvimento das famílias. Foi num momento de avaliação como esse que percebemos que deveríamos passar a agendar as visitas às casas dos alunos. Da mesma maneira, as reflexões já geraram a ampliação de alguns projetos. Certa vez, notamos o interesse de muitos ex-alunos em participar de atividades que oferecemos no contraturno após as aulas nas instituições em que estudam agora. Então, definimos que eles poderiam comparecer às ações do projeto Higiene e Saúde, que inclui aulas de Dança e Capoeira, desde que mantivessem a frequência e a dedicação na escola atual.

Quando estou conduzindo essas conversas, tenho o cuidado de escutar e respeitar a opinião de todos. Foi assim que os professores sugeriram e acolhemos o tema do nosso projeto central para o ano de 2015: Teatro e Música para todos. Espero ter bons resultados para compartilhar em breve com vocês.

E na sua escola, como é feito o replanejamento das ações? Conte nos comentários.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin