Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Matrícula: como manter as atuais e conquistar novas?

POR:
Joelma Souza

Acolher bem as famílias na escola também ajuda a garantir matrículas.Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Em dezembro, é normal as escolas realizarem as matrículas dos atuais e novos alunos. Isso muitas vezes nos causa dúvidas como: Será que iremos diminuir a quantidade de estudantes? A escola terá menos turmas no próximo ano? As salas ficarão muito cheias? Os alunos serão prejudicados?

Todas essas perguntas fazem o nosso sono nesta reta final de ano desaparecer, mas algumas ações podem minimizar essas preocupações.

  • Antecipar a abertura das matrículas para os novos alunos

Ao receber os novos alunos e suas famílias antes do encerramento do ano letivo, a equipe gestora tem a oportunidade de mostrar os projetos e as atividades desenvolvidas na escola, além de favorecer a familiarização das crianças com o ambiente.

  • Promover encontros pedagógicos com as famílias

No caso daqueles que já estudam na instituição, a rematrícula é reflexo do trabalho realizado por toda a equipe da escola durante o ano. É importante, então, organizar reuniões para que os responsáveis possam acompanhar as atividades dos alunos, tirar dúvidas sobre o aprendizado de cada um deles e valorizar suas conquistas e suas evoluções. Se pais e alunos são bem acolhidos não há porque não renovar a matrícula na escola.

  • Flexibilizar o horário de atendimento

Muitos responsáveis trabalham e não podem participar ativamente das reuniões nos horários marcados. Para eles, é possível agendar uma data específica, seja por telefone, e-mail ou bilhetes na agenda do filho.

 

Essas são ações que têm nos ajudado a ter êxito na matrícula e na rematrícula dos alunos.

E na sua escola, como esses processos são conduzidos? Existe flexibilidade de atendimento? Os pais participam ativamente desse processo? Compartilhe sua experiência, deixe o seu comentário e suas dúvidas.

Hoje também entra no ar o quarto episódio da websérie Mudança na Prática, que mostra escolas que se depararam com resultados ruins nas avaliações externas e resolveram implantar mudanças a favor da aprendizagem dos alunos. Neste último vídeo, o foco é justamente o trabalho que desenvolvemos na EM Antonio Soares. Confira aqui.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin