Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizar semestre com muitos feriados

POR:
Joelma Souza

Um bom planejamento diminui prejuízos que feriados podem causar ao ritmo da escola. Crédito: Shutterstock

Olá, diretores,

Espero que vocês tenham descansado bastante nas férias e recuperado as energias para preparar a escola para o retorno dos alunos no segundo semestre. Como vocês já devem ter percebido, os próximos meses estão repletos de feriados e datas comemorativas. Temos Semana da Pátria, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República… Todos esses eventos acabam, mesmo sem querer, causando rupturas no ritmo da escola. E, apesar de gostarmos de folgas e festejos, é necessário manter o foco para que cada dia letivo continue sendo produtivo e desafiador aos estudantes.

O primeiro passo para garantir que o processo de ensino e aprendizagem não saia prejudicado é analisar o calendário e verificar se a equipe dará conta de cumprir os 200 dias letivos, de acordo com o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A legislação também determina uma carga mínima de 800 horas de aula por ano, a ser distribuídas durante esses dias, o que resulta em, pelo menos, quatro horas diárias de trabalho. Se você tem dúvidas sobre o que é considerado um dia letivo e quais são as exceções, essa reportagem pode esclarecer muitas delas.

Vale também voltar aos desafios que você e a equipe elencaram como prioritários para o período de julho a dezembro. Sabemos que a agenda está recheada com Olimpíadas, eleições e todas as comemorações e feriados que eu citei anteriormente, mas não podemos nos esquecer dos projetos que já estavam programados desde o planejamento do início de ano e  as atividades que devem sempre constar na rotina escolar, como avaliações internas e conselhos de classe.

Uma possibilidade para evitar que o foco se perca no meio de tudo isso é se reunir com professores e coordenadores dos diferentes segmentos da escola para não perder de vista o ritmo de aprendizado dos alunos. Será que é justo com as crianças gastar dias na preparação de alguma festividade e considerar isso como dia letivo? O que elas de fato aprendem nessas atividades? Os dados consolidados no primeiro semestre podem embasar a discussão, dando mais sentido às decisões que vocês tomarão. Como diz o ditado popular: “O combinado não sai caro”.

Nunca é demais lembrar como é importante analisar e fazer ajustes no calendário escolar nas reuniões semanais com o seu coordenador pedagógico. Outro forte aliado da gestão é o conselho escolar, um fórum legítimo para validar as decisões tomadas depois de reajustarem as atividades deste segundo semestre.

Bom planejamento!

Um abraço,

Maura