Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Primeiras impressões sobre o Fórum Social Mundial, na Tunísia

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Andrée (à direita) em evento do Fórum. (Foto: Arquivo pessoal)

Olá,

É com grande alegria que escrevo este post diretamente do Fórum Social Mundial (FSM), na cidade de Túnis, na Tunísia, África. O FSM ocorreu de 23 a 28 de março, na Universidade Tunis El Manar e eu fiz parte da delegação brasileira, a terceira maior do evento. Nosso grupo foi composto por 139 pessoas de 97 organizações distintas, selecionadas por critérios como abrangência, regionalidade, pertencimento étnico, racial ou de gênero, participação no processo do FSM e diversidade temática.

Segundo Damien Hazard, diretor executivo da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro da coordenação da ONG Vida Brasil, “o papel da sociedade civil brasileira continua sendo primordial no FSM pelo seu acúmulo de experiência ao longo desses anos, por sua capacidade criativa e propositiva, reconhecida inclusive por outros países, e também pelo papel crescente do Brasil na geopolítica mundial”.

Além da participação dos brasileiros em vários painéis temáticos, um dos locais mais movimentados do FSM foi a tenda do nosso país, chamada de “Casa Brasil”, um local alegre, cheio de proposições e discussões para o intercâmbio com entidades de outras nações. Centenas de pessoas de diversas nacionalidades estiveram presentes no espaço e muitas articulações surgiram para que o slogan do evento “um mundo possível” seja um compromisso conjunto.

O Coletivo Brasileiro promoveu quatro atividades fundamentais sobre enfrentamento ao racismo, à xenofobia e reparações; democracia participativa; agenda pós-2015; e democratização das comunicações, este último por meio do Fórum Mundial de Mídia Livre. Você pode conferir a cobertura da participação brasileira neste outro blog.

Os painéis temáticos sobre “Água e Clima” foram muito ricos. Tive participações especiais nesses momentos e no próximo post contarei as principais discussões e soluções que os participantes estão propondo para as conferências que virão, assim como um balanço geral do FSM.

Como exemplo de solidariedade com todas as vítimas de terrorismo, a luta pelos direitos dos povos e contra todas as formas de opressão, mesmo sob forte chuva, cerca de 3 mil ativistas e militantes do movimento social compareceram à tradicional Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial, na tarde de terça-feira (24 de março). A manifestação teve como tema “Os povos unidos pela liberdade, igualdade, justiça social e pela paz”.

Deixo Túnis emocionada por tudo o que aprendi e vivenciei, especialmente o acolhimento dos habitantes locais, mesmo após o atentado terrorista que ocorreu semanas antes de nossa chegada e comoveu a todos. Tudo está sendo tão intenso e rico como experiência pessoal e profissional que vale contar esta história em mais de um texto. Então, até a próxima segunda!

Andrée