Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como avaliar o clima escolar

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Investigar a percepção e as expectativas da comunidade interna e externa em relação à escola, para detectar problemas que mereçam atenção e planejar ações para atenuá-los ou eliminá-los.
 
Objetivos específicos 
- Para a direção Mobilizar a comunidade escolar, oferecer condições para que a sondagem aconteça e formular, com a equipe, planos de melhoria.
- Para os alunos Refletir sobre a escola e avaliá-la.
- Para a coordenação pedagógica Orientar os docentes sobre como abordar o tema em classe.
- Para os professores Envolver os alunos.
- Para os funcionários e a comunidade Ampliar o sentimento de pertencimento ao contexto escolar.
 
Conteúdos de Gestão Escolar
- Aprendizagem Incentivo à participação nos projetos de melhoria do ambiente de ensino.
- Equipe Formação de uma comissão gestora da pesquisa.
- Comunidade Criação de estratégias para engajar os pais na vida escolar dos filhos.
- Tempo Elaboração de cronograma do projeto e incorporá-lo à rotina, sem prejuízo para as aulas.

Tempo estimado
De três a seis meses. 

Material necessário
Papel para a impressão de questionários e cartolina para a divulgação dos resultados.

Desenvolvimento
1ª etapa Discussão e definição
Reúna-se com os professores e funcionários para debater o clima na escola e mostrar como ele influencia a aprendizagem. Proponha uma pesquisa interna com todos os segmentos para avaliar esse aspecto e convide-os a participar. É fundamental explicar como os resultados serão usados para evitar resistências. Anote as sugestões dadas pelo grupo e forme uma comissão para coordenar o trabalho, definindo um cronograma.

2ª etapa Elaboração do questionário
A comissão deve se reunir para discutir os temas que serão abordados. Os mais comuns são: as relações interpessoais, o interesse dos alunos, a gestão e a transparência, a circulação de informações, a disciplina e a estrutura. Depois, o comitê elabora um questionário. Elaboradas as perguntas, é interessante convocar representantes da comunidade para avaliá-las e enriquecê-las.

3ª etapa Informação e mobilização
Colar cartazes com perguntas enigmáticas (Você gosta do clima daqui?) despertará a curiosidade de todos. Com a coordenação pedagógica, crie formas de comunicar a pesquisa em sala de aula. Informe os pais por meio de carta e aposte na mobilização dos alunos para incentivá-los a responder.

4ª etapa Realização da pesquisa
Os docentes, funcionários e alunos respondem à pesquisa na escola, no papel ou diretamente nos computadores. Os pais recebem em casa, por intermédio dos estudantes, com data de devolução.

5ª etapa Tabulação e análise dos resultados
Junto com a comissão, tabule as respostas e analise os percentuais obtidos. Identifique os pontos que pedem atenção. Divulgue os resultados no mural.

6ª etapa Grupos qualitativos
Forme pequenos grupos de discussão com representantes de professores, funcionários, alunos e pais para refletir coletivamente sobre as causas dos pontos verificados e as possíveis soluções. Antes, defina com a comissão um roteiro para o debate.

7ª etapa Plano de ação
Eleja as prioridades e planeje com a equipe ações de curto, médio e longo prazo. Solicite voluntários para coordenar cada iniciativa, oferecendo boas condições de trabalho. Não se esqueça de fazer o seu cronograma para acompanhar os trabalhos.

Avaliação
A sondagem seguinte vai aferir se as ações deram resultado e houve mudanças nos indicadores.

Conultoria: Maura Barbosa
Consultora de GESTÃO ESCOLAR e formadora da Comunidade Educativa Cedac.

Tags