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Projeto institucional: criação de um centro de memória

Passo a passo de um projeto para restaurar, preservar e divulgar o patrimônio escolar e a história da instituição

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Restaurar, preservar, divulgar e valorizar o patrimônio escolar e a história da instituição. 
 
Objetivos específicos 
- Para gestores Estabelecer maior articulação entre a escola e a comunidade, criar a cultura da preservação dos arquivos e valorizar a Educação. 
- Para os professores Apresentar novos métodos de pesquisa aos alunos, valorizar o trabalho em equipe e promover a reflexão sobre o papel da escola na comunidade.
- Para os alunos Conhecer e valorizar a história da escola e de comunidade, aprender a utilizar diferentes fontes de pesquisa, identificar colaboradores, fazer entrevistas e registros e respeitar a sua participação e a dos outros na construção da história da comunidade.
- Para a comunidade Resgatar a própria trajetória e valorizar a escola como parte da sociedade.

Tempo estimado
Até quatro anos.

Desenvolvimento
1ª etapa Planejamento
O primeiro passo é formar uma comissão responsável por orientar e desenvolver o projeto. É preciso contar com o diretor ou o vice, um coordenador, um secretário e ao menos dois professores. Importante também é envolver as diversas turmas e, se possível, contar com antigos alunos e funcionários, além de profissionais e estudantes de História, museologia, biblioteconomia, informática e arquivologia, para o levantamento e a organização do acervo. Defina o local de trabalho da equipe, a agenda de tarefas e a estrutura do Centro de Memória.

2ª etapa Busca de recursos
Faça um orçamento detalhado, pois os custos variam muito. A comissão deve analisar a possibilidade de usar os recursos da escola e também considerar outras opções, como solicitar verbas à rede de ensino e buscar apoio de outras secretarias, universidades e órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que podem oferecer ajuda de seus profissionais e estagiários. É possível também estabelecer parcerias com empresas, contando com benefícios de leis de incentivo fiscal.

3ª etapa Levantamento de arquivos
Com a ajuda do secretário da escola, reúna materiais, formulários, mobiliário, objetos, livros e documentos produzidos por alunos e professores. Alguns arquivos oficiais poderão ser obtidos na Secretaria de Educação. Todos os itens coletados devem ser identificados e organizados.

4ª etapa Resgate de registros e lembranças
A equipe deve tentar buscar também documentos, livros e objetos que estejam fora da escola - na casa de ex-alunos e ex-funcionários, por exemplo. Uma forma de conseguir informação e material é entrevistar pais, alunos, professores e funcionários que passaram pela instituição em diferentes épocas. As conversas podem ser registradas por escrito, em vídeo ou em áudio. É importante tirar fotos dos participantes, transcrever as entrevistas e pedir autorização para a divulgação das informações e imagens. Para garantir o envolvimento dos convidados e favorecer a recuperação de lembranças, é recomendável realizar entrevistas na escola e levar os convidados para conhecer o Centro.

5ª etapa Catalogação e organização
Objetos e documentos têm de ser organizados e inventariados - segundo os princípios de museologia, biblioteconomia e arquivologia. Se a equipe não contar com profissionais especializados, pode encontrar dicas em livros e sites.

6ª etapa Participação da comunidade
Convide a comunidade para conhecer o Centro de Memória e a alimentá-lo também. Faça uma agenda de eventos com exposições, palestras e encontros de amigos da escola para mantê-lo ativo.

Consultoria: 

Carmen Sylvia Vidigal Moraes

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Iomar Barbosa Zaia
Arquivista e pós-doutoranda em história da Educação - USP/Fapesp.

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