Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como utilizar as avaliações externas a favor da aprendizagem dos alunos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Prova Brasil: como analisar os resultados da avaliação

Das turmas que coordeno, os 3º e 5º Anos do Ensino Fundamental passam por avaliações externas, que são a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).

Na minha escola, utilizamos os resultados das avaliações externas para refletir sobre o processo de ensino aprendizagem. O resultado da Prova Brasil possibilita analisar, a partir da comparação de anos anteriores, como a escola vem se desenvolvendo ao final do Ciclo I do Ensino Fundamental. Os boletins do SARESP de 3º e 5º Anos, que são anuais possibilitam a formulação de gráficos comparando os resultados ano a ano.

Primeiramente, eu e a diretora analisamos os resultados e transformamos em gráficos para, posteriormente, em reunião com os professores, analisarmos e refletirmos sobre a qualidade de ensino que estamos oferecendo. Em um próximo post posso contar um caso real de mudança de estratégia de ensino a partir das avaliações externas.

Os resultados dessas provas sempre possibilitam analisar, com o grupo de professores, os conteúdos que os alunos estão errando e, assim, redirecionar as metodologias de ensino e investir em termos de formação dos professores. A análise também nos permite enxergar o índice de alunos que se encontram, por exemplo, abaixo das expectativas de aprendizagem e, com isso, organizamos melhor o Projeto de Recuperação Contínua dos alunos.

As avaliações externas são uma realidade, então vamos aprender a tirar proveito delas, pensando na aprendizagem dos alunos. Vocês não acham? E na sua escola, o que vocês fazem com os resultados da avaliação externa?

Separei alguns links de Gestão Escolar que mostram como algumas escolam fazem uso dos resultados das avaliações externas:

Reportagem: Resultados de avaliações externas ganham diferentes usos no país

Reportagem: 8 mitos sobre as avaliações externas

Artigo: Avaliações externas x melhoria da Educação

Beijos, Maria Inês