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Como criar um ambiente matematizador na escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Criar um ambiente matematizador é uma das metas do ano de 2013 aqui na escola

Um dos objetivos da equipe gestora da Escola Maria Aparecida é proporcionar, no espaço escolar, além do ambiente alfabetizador, o matematizador. O objetivo dessa ação é instigar os alunos para eles perceberem a Matemática não só na sala de aula, mas também fora dela.

Vou contar como estão organizados os ambientes em prol da Matemática, para que ela seja percebida como pertencente ao nosso cotidiano.

Espaços externos

- Jogos de Amarelinha: foram pintados, no chão do pátio, jogos de amarelinha. Enquanto as crianças brincam, estão em contato com os números.

- Placas com propriedades das figuras geométricas: nas paredes do pátio foram pregadas placas com fórmulas, figuras geométricas, entre outros conteúdos. A ideia é que os alunos se familiarizem com nomes e conceitos matemáticos.

- Desafios Matemáticos: no pátio há um mural disponibilizado para serem apresentados alguns desafios. A cada dez dias, é colocado um desafio no mural. Os alunos que quiserem podem participar, resolvendo e colocando em uma urna, que fica na diretoria. Não vale somente a resposta, mas devem apresentar, também, a resolução. Entre os alunos que acertam, é feito um sorteio que pode ser, por exemplo, um livro.

- Batalha Naval: foram pintados, no chão do pátio, jogos de Batalha Naval e os alunos sempre aproveitam a hora do intervalo para brincar.

Salas de aula

Eu e a diretora procuramos proporcionar aos professores todos os recursos materiais necessários para que o desenvolvimento das atividades matemáticas sejam significativas e contextualizadas. Além disso, oferecer uma sala de aula de modo que os números estejam presentes em diversas situações, também é nosso objetivo.

Mas, o que há nas salas de aula que contribuem com o processo ensino aprendizagem de matemática? Todas as salas têm os seguintes materiais:

- Relógios de parede que, aliás, periodicamente, têm as pilhas revisadas, para que funcionem perfeitamente.

- Quadro numérico – tão importante para trabalhar, entre outras atividades, com as regularidades matemáticas.

- “Girafa Gigi” para medir altura – a girafinha fica a 50cm do chão e nela há uma régua que possibilita medir a altura das crianças.

- Calendários – além dos calendários comuns, há calendários de madeira. Todos os dias, no período da manhã, são atualizados, o dia do mês e da semana.

- Cartaz com tabuada, que funciona como modelo estável.

Além dos materiais fixos, os professores expõem, na sala de aula, materiais utilizados em atividades. Veja uma foto aqui. (barbantes) A dos barbantes consistiu em as crianças serem medidas com barbantes e depois com fita métrica.

Sempre oriento os professores para terem cuidado com os materiais construídos com os alunos e que são expostos nas classes. Com o tempo, devem ser retirados para dar lugar a outros e assim evitar a “poluição visual”.

E vocês coordenadores, como orientam os espaços da escola voltados para a Matemática?

Beijos, Maria Inês