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Como organizar a mudança da escola para um novo prédio

POR:
Joelma Souza
Crédito: Shutterstock

Durante os últimos oito anos, nossa escola, que tem 480 alunos, funcionou em um prédio alugado. Apesar de não ser um espaço próprio, sempre foi um ambiente acolhedor e que correspondia às necessidades fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho pedagógico com nossos alunos.

No final do ano passado, após muitas conversas entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal de Educação – que a princípio, por conta da crise financeira e de salas ociosas em outra instituição de ensino de mesmo segmento, tinha considerado fechar nossa unidade -, recebemos a notícia de que a EMEF Presidente Castelo Branco teria seu próprio prédio, em outro endereço.

Ficamos contentes com a notícia, pois a decisão nos permitirá fazer um planejamento ainda melhor em prol da comunidade, já que até então não era possível fazer investimentos financeiros na estrutura física da escola. Não só tínhamos dificuldades em obras municipais, mas também nos pequenos reparos e adequações com verbas vindas de  programas do Governo Federal como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Escola Sustentável e Programa Escola Acessível. Apesar de fazermos as adequações necessárias com esse dinheiro, elas não eram ressarcidas ou descontadas em aluguéis posteriores, o que sempre nos deixava com sentimento de pena de gastar um recurso tão valioso em prédio alheio.

Então, entramos em 2017 mergulhados nessa mudança. Após a identificação e o reconhecimento do espaço pela equipe da escola, partimos para as ações práticas que direcionariam a transferência para o novo endereço, com auxílio da Secretaria. Listei algumas das atividades que estamos realizando nesse processo e que podem servir de guia para os gestores que passam por momento parecido ao que ocorre aqui:

  • Levantamento da situação patrimonial. Para que nada se perdesse, a equipe da escola fez um levantamento dos nossos bens. Essa também foi a hora da “faxina”, de selecionar o que ia conosco para o nosso prédio e o que seria descartado. Após o levantamento, todos os bens e materiais foram devidamente embalados para a mudança;

  • Realocação de servidores administrativos e docentes. Mesmo nosso novo endereço sendo localizado em outra área da cidade, mais distante, todos os funcionários foram mantidos. Não precisamos nos preocupar com o remanejamento dos servidores, mas fizemos ajustes para melhorar o atendimento à nova comunidade, como horário e adequação de professores em turmas que melhor se encaixam;

  • Levantamento de matrículas. Com base nas renovações, transferências e procura por vagas, estamos mapeando o número de turmas e alunos para sabermos se serão necessárias alterações em relação aos anos anteriores;

  • Organização da vida documental dos alunos (aspectos legais). Preparamos todas as transferências, casos que precisariam ser encaminhados para escolas mais próximas das residências dos estudantes, dados da vida escolar, taxas de aprovação, reprovação e afins;

  • Equipe e transporte para mudança. Enquanto a Secretaria de Educação, pela infraestrutura que possui, ficou responsável pelo transporte e equipe de apoio para a mudança, a equipe da escola ficou na organização dos itens da mudança, encaixotamento dos bens e orientação do transporte. A parceria foi espetacular e permiti fazer a mudança em dois dias!

  • Reorganização para atendimento ao público sem perder o padrão da escola de atender bem e em local aconchegante. Hoje, coordenação pedagógica e direção dividem o mesmo espaço, mas estamos planejando alterações para que a equipe gestora fique em salas separadas e possa atender melhor nossa comunidade. Também planejamos a construção da secretaria da escola num local mais amplo e com acesso melhor;

  • Ornamentação dos espaços. Tivemos uma preocupação com a decoração dos espaços, principalmente os pedagógicos, pensando em criar um sentimento de identificação da comunidade escolar em mudança, além deixar o local ainda mais atraente e prazeroso para se estar e conviver.
A equipe da escola posa na frente do novo prédio. Apesar da distância entre o antigo e o novo endereço, todos os funcionários foram mantidos.

Mudanças não são fácies de organizar e trazem muitos desafios de implementação ao longo de seu percurso. No entanto, estamos nos preparando com muito carinho para nos adequarmos e estabelecer novas diretrizes e novos encaminhamentos para a comunidade que nos acompanhou nestes oito anos e para a que nos recebe agora e que precisa ser conquistada e atendida com a melhor qualidade. Percebo que esta mudança nos dará a oportunidade de nos reafirmar enquanto escola de referência, o que me deixa muito feliz neste recomeço.

E você, amigo diretor, já passou por uma transferência de endereço também? Quais são os seus desafios e expectativas na gestão para este ano que se inicia? Compartilhe conosco nos comentários! Conto com o apoio e participação de todos nesta nova caminhada educacional para o ano de 2017. Terei muito prazer em compartilhar nossas experiências aqui neste blog.

Um grande abraço,
Joelma