Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prazo para redes aderirem ao Novo Mais Educação e ao Ensino Médio Inovador vai até 4 de novembro

Os gestores das escolas escolhidas devem enviar projetos de trabalho detalhados para Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo até dia 17 de novembro

POR:
Anna Rachel Ferreira

Estados e municípios devem indicar quais escolas receberão os programas Novo Mais Educação e Ensino Médio Inovador (ProEMI) em 2017 até a próxima sexta-feira, 4 de novembro. A primeira proposta visa oferecer Educação Integral para escolas de Ensino Fundamental e a segunda tem o objetivo de aliar o ensino com o mundo do trabalho, com a ampliação da carga horária para 5 ou 7 horas diárias.

A adesão da rede aos programas deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Posteriormente, as escolas escolhidas devem confirmar a participação por meio da plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, até o dia 17 de novembro. Para aderir ao Novo Mais Educação, os gestores precisam elaborar um plano de atendimento da escola (veja como fazer isso em http://bit.ly/2eYfgup). Já para os que adotarão o ProEMI, o documento a ser enviado é uma proposta de redesenho curricular.

Os critérios de escolha das instituições de ensino que podem aderir aos programas são ter participado das propostas nos anos anteriores e ter um índice de nível socioeconômico baixo ou muito baixo. No caso do Novo Mais Educação, também serão priorizadas escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015.

Para o próximo ano, o MEC anunciou que o foco dos programas será Português e Matemática, com o desenvolvimento de atividades obrigatórias nas duas áreas para 100% dos alunos participantes. No Mais Educação, até este ano, apenas 23% dos alunos faziam alguma atividade pedagógica nessas disciplinas (as outras atividades são chamadas de complementares).

Tags