Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Maura Responde

A consultora Maura Barbosa esclarece dúvidas sobre o trabalho do diretor. Envie suas perguntas aqui

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Quais são as principais competências do diretor?
SANDRA MELOTTO, Machado, MG
Ele responde pela escola nas esferas pedagógica, jurídica e judicial. Portanto, é quem assina embaixo de todos os resultados da instituição nas avaliações internas e externas, atribuindo sentido e significado para os dados junto com o coordenador pedagógico. Dessa maneira, a equipe terá referências para melhorar a prática e fazer com que os alunos avancem. Esse profissional também é responsável pela administração dos recursos humanos, materiais e financeiros, pela manutenção da infraestrutura, pela valorização do planejamento e pelo contato com a comunidade externa. Nas esferas jurídica e judicial, o diretor é incumbido de garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), do regimento interno, de fazer ajustes no projeto político-pedagógico (PPP) e de lidar com questões legais. É bastante trabalho e para dar conta de tudo é fundamental que ele tenha uma equipe bem articulada e saiba delegar tarefas.

Até onde vai a responsabilidade pedagógica do diretor? Como ele pode equilibrá-la com a função administrativa?

ANDERSON DE ANDRADE LIMA, Caruaru, PE
Ele precisa assegurar as condições necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem tenha sucesso. Parceiro do coordenador, responsável pela formação dos professores e pelo acompanhamento das práticas pedagógicas, ele deve compartilhar seu olhar externo à sala de aula, garantir momentos de aprofundamento das discussões sobre o fazer docente e assegurar o acesso a todos os recursos para que os profissionais façam seu trabalho. O gestor é, portanto, o maior articulador e incentivador da qualificação profissional, o que terá impacto direto na aprendizagem dos alunos. Sendo assim, ele não pode concentrar todos os esforços na função administrativa e não pensar no pedagógico, pois as duas esferas andam juntas.

Como organizar o calendário escolar e definir as ações que serão realizadas ao longo do ano?
MIRIAM ROSÁRIO, Quatipuru, PA
Numa escola pública, o calendário está sempre atrelado ao da Secretaria de Educação municipal ou estadual. No entanto, ao elaborar o planejamento do ano, o diretor deve reunir a equipe para definir atividades e projetos que dialogam com a realidade da comunidade. Isso significa que a agenda de cada escola se adéqua ao contexto em que ela está inserida. Também é importante prever horários para as formações em serviço e datas para as reuniões de pais. Tudo isso precisa ser feito sem prejudicar o número de horas-aula e de dias letivos. Com as ações previstas em mãos, o gestor deve compartilhar o documento com professores, funcionários, alunos e familiares. Assim, todos podem acompanhar o que será desenvolvido.