Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Confira respostas para dúvidas sobre inclusão

A professora Rossana Ramos, da Universidade de Pernambuco, fala sobre como gestores podem transformar a escola para incluir de verdade

POR:
Paula Nadal
Rossana Ramos. Foto: Reprodução

O número de alunos com deficiência incluídos em turmas regulares não para de crescer. Em 2009, mais de 386 mil crianças e jovens com deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades foram matriculados nas escolas brasileiras. Os dados indicam que o pensamento dos gestores caminha a favor da diversidade, mas incluir de verdade implica mudar princípios, formar equipes e adaptar estruturas no ambiente escolar, garantindo a aprendizagem de todos - o que, na prática, pode tornar-se um grande dilema.

Abaixo, confira todas as dúvidas de leitores respondidas pela professora Rossana Ramos, autora do livro "Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a Educação Inclusiva" (Ed. Summus, 128 págs.)

Este fórum foi encerrado. Mas você pode continuar trocando ideias com outros educadores na rede GENTE QUE EDUCA. Clique aqui para entrar no grupo "Inclusão na escola".