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Projeto Institucional: Educação Física na perspectiva inclusiva

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Discutir, repensar e implementar uma nova forma de organizar a escola para desenvolver aulas de Educação Física dentro da perspectiva inclusiva. 
 
Objetivos específicos 

  • Para a equipe gestora Avaliar as condições que a escola oferece para a participação dos alunos nas aulas, readequar atividades e espaços, promover encontros formativos com a equipe, buscar parcerias e estimular o engajamento de pais e da comunidade. 
  • Para os professores Repensar a própria prática pedagógica com a intenção de envolver todos os alunos. Participar ativamente da construção de projetos que permitam o desenvolvimento de um trabalho que contemple a diversidade.
  • Para os alunos Garantir a participação nas mesmas atividades do grupo, quaisquer que sejam suas características.
  • Para os pais Participar das atividades desenvolvidas na escola e exercer o controle social por meio do conselho escolar. Construir junto com gestores e professores novas formas de assegurar o ensino e a aprendizagem dos filhos, inclusive nos ambientes externos ao escolar.  

Tempo estimado
Mínimo de um mês, considerando dois encontros semanais de formação com duração de duas horas.

Desenvolvimento
1ª etapa Diagnóstico
Identifique os facilitadores e as barreiras, com base nas seguintes dimensões da concepção de Educação inclusiva: adaptações na infraestrutura, formação da equipe, busca por parcerias e envolvimento dos pais. Esse mapeamento ajuda a entender as possibilidades de atuação.

2ª etapa Desenvolvimento
a) Dimensão de análise - Adaptações na infraestrutura

Eleja com sua equipe as prioridades de mudanças e, com isso, estabeleça os objetivos e estratégias de ação. Como exemplo, a escola pode decidir focar seus esforços em:

b) Dimensão de análise - Formação da equipe

Para que professores e funcionários tenham os mesmos conhecimentos e objetivos sobre a Educação Física inclusiva, leve em conta essas ações:

  • Organize grupos de estudos na escola sobre temas da Educação inclusiva, por exemplo, durante os horários coletivos de trabalho. É essencial considerar nessa formação aspectos teóricos e práticos para todos os educadores. Também há programas de formação continuada feitos por meio da Secretaria de Educação ou do MEC, como o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
  • Pense em estratégias pedagógicas para que todos os estudantes possam participar: as atividades usuais das aulas regulares podem ser mantidas no planejamento, mas também podem ser criadas novas propostas, com alteração do uso dos recursos e das regras estabelecidas. Repense também o planejamento da equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a necessidade de apoio aos estudantes com algum comprometimento motor. A meta, porém, é a autonomia do aluno, na medida de sua capacidade. Esteja de olho em alterações necessárias no processo de avaliação de todos os estudantes. Tome como exemplo o caso relatado em vídeo no portal Diversa.

c) Dimensão de análise - Busca por parcerias

Instituições de ensino superior, secretarias municipais ou estaduais - como Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte - e pessoas físicas ou jurídicas podem colaborar. Por terem profissionais vindos de outras áreas, como saúde, Educação não- formal e assistência social, podem ter informações a somar à experiência escolar.

d) Dimensão de análise - Envolvimento dos pais

Garanta o envolvimento das famílias no processo de construção do ambiente inclusivo, conversando sobre os projetos e procurando ouvi-las em suas expectativas. É interessante prever momentos em que também participem das atividades escolares. Incentive-os na busca de outras atividades físicas inclusivas.

Avaliação 
Verifique se as propostas implementadas pelos professores foram adequadas aos alunos ou se o planejamento inicial precisa ser alterado. Veja se a equipe de profissionais da escola troca informações e estratégias sobre os desafios que aparecem ou se é necessário incentivar ou criar condições para que isso ocorra. Acompanhe se houve aumento da participação das atividades, por parte dos alunos, ou se é necessário alterar o rumo do trabalho. Compare a percepção que as famílias tinham antes e depois das propostas serem implementadas, verificando se houve melhorias na integração ou em habilidades requeridas fora da escola.

Consultoria Luiz Henrique De Paula Conceição, do Instituto Rodrigo Mendes.