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Projeto Institucional: Feira de ciências

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Despertar o gosto pela ciência e pela pesquisa.
 
Objetivos específicos 

  • Para a direção
    • Incentivar a realização da mostra e proporcionar as condições necessárias para que ela aconteça.
    • Assegurar o espaço de divulgação do conhecimento que está sendo construído na escola.
  • Para coordenação pedagógica
    • Planejar, junto com os professores, os trabalhos que serão realizados e dar sentido ao que vai ser proposto.
    • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e contribuir na análise dos processos de ensino e aprendizagem.
    • Garantir, por meio dos professores, que todos os estudantes terão a oportunidade de participar das atividades.
  • Para os professores
    • Compartilhar o tema com os estudantes, definir as etapas de acordo com o método científico e orientar a pesquisa, evidenciando como o conhecimento explica os problemas do dia a dia.
    • Planejar sistematizações para cada etapa para analisar os avanços e desafios.
    • Propiciar aos alunos momentos em que possam socializar o que estão aprendendo com os demais grupos.
  • Para os alunos
    • Encontrar soluções para a pergunta colocada pelo projeto, pesquisar em diferentes fontes, tomar decisões em grupos e pensar em como socializar o que foi aprendido.
    • Considerar o público para definir a melhor maneira de comunicar as descobertas realizadas.

Tempo estimado
Anualmente, durante no mínimo quatro meses.

Desenvolvimento
1ª etapa Planejamento 
Na primeira reunião do ano, junto com a coordenação pedagógica, apresente aos professores a ideia de realizar uma feira de Ciências. Caso a escola já tenha essa prática instituída, aproveite para contar sobre a proposta para os docentes recém-chegados e pedir que os demais destaquem os avanços e os desafios em relação ao evento do ano anterior. Depois disso, levante sugestões de tema. Os trabalhos podem estar todos relacionados a um único assunto ou ter independência. Qualquer que seja a opção, no entanto, lembre a equipe que os projetos devem estar diretamente relacionados ao conteúdo previsto nas disciplinas da área de Ciências. No encontro seguinte, discuta as propostas e, se for o caso, proponha uma votação para definir quais serão selecionadas. Combine, também, qual será o público convidado (funcionários, familiares e a comunidade externa, incluindo turmas de outras escolas, podem estar incluídos aí) e garanta que desde esse início todas as etapas sejam registradas.

2ª etapa Adequação para cada classe
Combine com o coordenador pedagógico para que ele oriente os professores a levar os temas escolhidos para a sala de aula, em um contexto que tenha ligação com a proposta das disciplinas para o ano. Os docentes devem estimular os alunos a levantar dúvidas e aspectos que gostariam de saber sobre o assunto. As questões costumam ser o ponto inicial de um projeto de Ciências e, por surgirem de situações do dia a dia e da curiosidade da turma, provocam mais interesse e participação. Com base nas indagações feitas, o professor pode pensar em uma situação-problema que exija que os estudantes mobilizem seus conhecimentos e aprendam conteúdos que os levem até a resposta. As perguntas, claro, devem estar adequadas ao segmento - enquanto na pré-escola, por exemplo, se investigará a diversidade de bichos que habitam o jardim, as classes dos anos finais do Ensino Fundamental podem estudar o que acontece quando uma espécie animal migra do lugar de origem para outro.

3ª etapa Acompanhamento e orientação
Garanta que o coordenador pedagógico continue tratando do tema nas reuniões de formação com os professores. Avalie a possibilidade de outras disciplinas se articularem às iniciativas de Ciências. A participação dos docentes de todas as áreas não é obrigatória, pelo contrário, eles só devem se envolver quando o conteúdo fizer sentido no planejamento deles. É o caso, por exemplo, de uma turma que precisa organizar em uma tabela os dados coletados durante um estudo de meio e recorre ao professor de Matemática que tinha previsto trabalhar isso ao longo do ano. O coordenador também deve realizar, junto com os docentes, o planejamento da pesquisa, ajudando a escolher os instrumentos que vão ser utilizados, indicando fontes de consulta e sugerindo convidar especialistas ou membros da comunidade que possam contribuir com informações interessantes.

4ª etapa Desenvolvimento
Junto com o coordenador e com os professores, organize a rotina das turmas a fim de que elas tenham momentos dedicados exclusivamente à realização dos projetos. Uma opção é reservar, durante cerca de quatro meses, uma aula de Ciências por semana. Esse é o tempo ideal para que os alunos aprendam e coloquem em prática todas as etapas do método científico. Esse período também serve para que eles registrem o passo a passo, o que pode ser feito por meio de um diário de bordo, que traga, entre outras, informações sobre de onde partiram, quais dúvidas tinham e quais problemas encontraram no meio do caminho. Sempre que possível, a elaboração do trabalho deve incluir estudos de meio e visitas a museus e institutos. Oriente os professores para discutir como os estudantes vão comunicar o que aprenderam para o público definido anteriormente - a apresentação deve ser complementada com cartazes, maquetes e experimentos. Improvisos estão descartados, portanto, sugira que os grupos façam ensaios para assegurar uma boa comunicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos estudos. Essas apresentações prévias podem ser realizadas para a classe, assim os colegas têm a oportunidade de se colocar no lugar dos ouvintes. Você também pode assistir e fazer as sugestões que considerar necessárias.

5ª etapa Preparação da feira
O sucesso do evento depende de uma boa organização, assegurada por informações claras e acessíveis. Comece montando, com a ajuda de todos os envolvidos, uma tabela com o tema de cada trabalho, um resumo do que será mostrado, as turmas que vão desenvolver cada atividade e os professores responsáveis. Conforme o processo avançar, adicione outras colunas. Uma delas pode ter os materiais necessários. Com base nesses dados, avalie a possibilidade de usar os recursos já disponíveis, programe a eventual compra de algum item ou a substituição por uma alternativa mais viável. Após discutir com os docentes onde a exposição seria melhor realizada, complete outra coluna com os espaços em que cada apresentação acontecerá. Se for o caso, todos os ambientes podem ficar disponíveis, das salas de aulas à quadra, passando pelo laboratório e pela biblioteca. Leve em conta o tamanho e a iluminação dos locais e as necessidades de cada projeto. Também vale identificar aquelas pesquisas que se relacionam para ficar próximas umas das outras. Envolva os funcionários na preparação e faça uma escala para a montagem e para o dia da mostra. 

6ª etapa Divulgação
Para o processo científico ganhar sentido, ele precisa de interlocutores reais. Resgate, portanto, o combinado sobre o público-alvo da feira. Informe a data com antecedência e, se possível, realize o evento em um sábado ou num horário interessante para as pessoas que se almeja atingir. Com a ajuda dos professores, proponha aos alunos que criem o formato e o texto para o convite que será enviado a todos e exposto nos murais da instituição. Eles também podem ser os responsáveis por produzir os guias de apresentação, com o resumo e o mapa de localização dos trabalhos. 

Avaliação

Providencie a documentação dos preparativos e de tudo o que acontecer no dia do evento, organizando os registros feitos. Tire fotos, colha depoimentos e anote o que observar. Essas informações colaborarão para a reflexão sobre a iniciativa e também servem para divulgar a atividade para os que não puderem comparecer na data. O principal indicador de sucesso deste projeto institucional é a transformação da escola em um espaço de construção de conhecimento e investigação. Para descobrir se isso de fato aconteceu, é preciso retomar o caminho percorrido pelos alunos e também pelos professores. Junto com o coordenador pedagógico, analise, entre outras coisas, se as turmas tiveram acesso a boas fontes de pesquisa, como se apropriaram do conteúdo teórico, de que forma o método científico foi trabalhado com a garotada e como ele ficou evidenciado nas apresentações. Posteriormente, discuta o resultado com os professores. Para complementar a avaliação, vale organizar um pequeno questionário para os visitantes, a ser preenchido na saída da feira. Na ficha, eles contam suas impressões e fazem críticas e elogios. Os estudantes também podem responder algumas questões e opinar sobre o tema e o processo de aprendizagem.