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Projeto Institucional: Orientação profissional

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Objetivo geral 
Orientar os alunos para as escolhas de carreira e dar condições para que eles sejam capazes de enfrentar novas situações de aprendizagem e aperfeiçoamento.
 
Objetivos específicos 

  • Para a equipe gestora Colaborar para a ampliação da visão dos alunos sobre o futuro profissional e para esse novo ciclo em suas vidas e preparar os docentes para lidar com esse tema.
  • Para os professores Refletir sobre os fatores que influenciam as escolhas e avaliar as expectativas depositadas sobre os projetos de vida dos jovens.
  • Para os alunos (monitores ou não) Obter informações sobre opções de formação em nível superior e ingresso no mercado de trabalho e receber orientação para definir suas expectativas pessoais.  
  • Para os responsáveis Participar do processo por meio do diálogo com o estudante e com a escola.

Tempo estimado
Todo o ano letivo.

Material necessário

  • Projetor.
  • Computador com acesso a internet.
  • Vídeo e textos indicados ao longo do projeto.

Desenvolvimento
1ª etapa Formação dos professores 
Organize uma reunião com os docentes para analisar e ampliar o escopo das ações voltadas à orientação profissional. No encontro, contemple os três momentos relatados a seguir. Se o tempo for curto, divida a discussão em dois dias.

a) Caracterização do público 
Introduza o assunto exibindo o programa Desafio Profissões - A Escolha, produzido pela TV PUC-SP. Convide os docentes a listar os fatores que influenciam as decisões dos estudantes. Sonhos pessoais, expectativas depositadas pela família e por amigos, disponibilidade de dedicação ao projeto, conjuntura do mercado de trabalho e valores difundidos pelos meios de comunicação são alguns exemplos. Em seguida, peça que os educadores comentem como optaram por essa carreira e listem o que cogitavam quando ainda eram jovens e questione quem os ajudou a tomar a decisão. Solicite, então, que cada professor selecione um aluno e escreva sobre como o imagina no futuro, elencando características pessoais que justifiquem suas opiniões. Em seguida, todos devem socializar suas reflexões com o grupo. Observe em que pontos eles concordam sobre as escolhas e por quê. Faça um resumo de todos esses dados. Eles serão retomados posteriormente para analisar o impacto das atividades realizadas pelo projeto.

b) Reflexão sobre a juventude 
Distribua cópias do texto As Juventudes, item 4.1 na página 155 das Diretrizes Curriculares Nacionais. Peça para que tracem, por escrito, o perfil das turmas em que atuam: quantos jovens apenas estudam? Quantos estudam e trabalham? Quantos retomaram os estudos depois de um período só trabalhando? Em conjunto, os docentes deverão analisar essas respostas e refletir como têm atendido a essa variedade de desejos pessoais.

c) Articulação com o currículo 
Pergunte aos professores como eles tratam das perspectivas para o futuro em suas aulas. Caso isso ainda não ocorra, elenquem em conjunto sequências didáticas realizadas nas diversas disciplinas e identifiquem momentos em que a orientação profissional poderia ser inserida. Distribua o texto de apoio 3 Universidade Pública: Missão Possível, do Guia Tô no Rumo. Coloque em discussão o tema da democratização do acesso ao Ensino Superior levantado no material e proponha a reflexão sobre as expectativas que os educadores depositam sobre os estudantes. Questione se eles apresentam às turmas as várias possibilidades para além do Ensino Médio (universidades pública e privada, cursos técnicos etc.).

2ª etapa Ações extraclasse
Estabeleça um calendário com atividades no horário regular ou no contraturno. Nomeie um responsável para ajudar a coordenar as ações. Podem constar da programação depoimentos de pessoas da comunidade que atuem em diversas áreas, palestras sobre a inscrição em vestibulares, as características do Enem e os cursos oferecidos pelas universidades e visitas a empresas, órgãos públicos e indústrias da região para que os alunos conheçam de perto vários exemplos.

3ª etapa Envolvimento dos responsáveis
Leve o tema também para as reuniões de pais. No encontro, pergunte aos responsáveis se as opções de carreira são discutidas abertamente em família, se eles têm expectativas sobre as escolhas dos filhos e se procuram influenciá-las. Apresente as propostas de orientação profissional da escola e mantenha-os informados sobre as datas e os convide a participar dos eventos.

Avaliação
Acompanhe a presença nas atividades propostas e repense o calendário caso a participação fique aquém do esperado. Nas reuniões seguintes com os professores, verifique se o tema foi inserido nas sequências didáticas realizadas em aula, conforme planejado, e pergunte como foi a receptividade dos jovens. Avalie, também, se os comentários feitos pelos estudantes em sala dão margem para a realização de novas ações. Repita a consulta realizada na primeira etapa do projeto com os docentes para analisar a contribuição das ações realizadas ao longo do ano.