Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prazer, sou Muriele, coordenadora pedagógica em plena mudança!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Muriele Salazar Massucato, blogueira convidado do

Muriele Salazar Massucato, blogueira convidada do “Coordenadoras em Ação” (Foto: Ricardo Toscani)

Olá, colegas! Meu nome é Muriele Salazar Massucato, tenho 30 anos e sou coordenadora pedagógica há seis anos na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Estou aqui porque inicio, neste mês, uma fase inédita na minha vida: fui convidada pela Secretaria de Educação a constituir a equipe de uma nova escola: o CEU Luíza Maria de Farias.

Por que isso é um desafio? Primeiro, é uma escola enorme! Quando estivermos operando na capacidade máxima, eu, a diretora Rosângela e a vice-diretora Ana Paula teremos sob nossa responsabilidade de oito a dez turmas de creche, 16 de pré-escola, 16 dos anos iniciais do Ensino Fundamental e previsão de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somando tudo, dá, mais ou menos, 1200 pessoas atendidas. Segundo, estamos começando do zero. Quando eu disse nova escola, é porque ela é nova mesmo! Nós e a comunidade vimos as obras acontecerem, a equipe foi formada recentemente e estamos em plena fase de elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) e do planejamento e de criação de um ambiente acolhedor e de um sentimento de territorialidade e pertencimento.

É claro que estamos cheios de expectativas. A estrutura física impressiona e nos estimula a fazer um trabalho pedagógico tão notável quanto ela. O espaço sozinho não constitui aprendizagem, não é mesmo? Nesse sentido, o trio gestor assume o papel de articular as ações de organização e uso de todos os ambientes da instituição. Os profissionais que começaram a trabalhar no CEU agora precisam saber utilizar a biblioteca, o ateliê de Arte, a sala de música, a quadra coberta, o solário, a horta, as salas de aula, o laboratório de ciências (e tudo o mais) de forma intencional e qualificada.

Ser coordenadora pedagógica dessa unidade escolar é fazer parte do nascimento de uma nova equipe, de laços com a comunidade, da identidade de um grupo e da apropriação física e cultural de espaço. E são todos esses desafios que eu vou compartilhar com vocês nas próximas quatro semanas.

Além de contar minhas experiências, quero me apresentar melhor. Sou formada em Pedagogia e tenho duas pós-graduações, uma em Psicopedagogia e outra em Ensino da Matemática. Nos meus quase 13 anos de experiência, já trabalhei como professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e fui coordenadora de professores de creche e pré-escola, de 1º ao 5º ano e de Educação de Jovens e Adultos. Me sinto privilegiada por ter passado por tantos lugares e por ter tantos olhares. Tudo isso ampliou meus conhecimentos e enriqueceu minha prática.

Acredito que a Educação ganha muito quando se estabelece uma relação profissional e humana com os colegas. É um vínculo estabelecido pela troca, pelo diálogo, pela identidade singular e coletiva. Por isso, tenho muito orgulho de atuar nesse campo. E é justamente por amor e encanto que continuo trilhando tantos caminhos profissionais e aceitando novos desafios. Um deles é ser blogueira convidada aqui, no blog “Coordenadoras em Ação”. Espero poder colaborar com o trabalho diário de vocês, como a Leninha Ruiz e a Eduarda Mayrink já contribuíram com o meu, e trazer aspectos relevantes da minha rotina e da minha prática que podem interessá-los.

Conto com a participação de todos, especialmente dos colegas que tiveram experiências semelhantes. Vamos compartilhar nossas práticas?

Até a próxima semana!

Um abraço, Muriele