Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Problemas de convivência: forme alunos para resolver

POR:
Flávia Vivaldi

Foto: Shutterstock

Os problemas de convivência provocam muitas angústias e tensões. O que fazer e como agir para garantir o bem estar dos integrantes da comunidade escolar? Precisamos saber em que medida nossas crianças e jovens têm se sentido respeitados e protegidos na escola, afinal, é isso que determina um clima favorável de aprendizagem! Está evidente que somente os professores e os gestores não dão conta de todos os conflitos. Muitos alunos se sentem sozinhos e desamparados, enquanto outros têm suas imagens fortalecidas pela impunidade e omissão da escola diante das intimidações causadas por eles. É preciso, portanto, reconhecer a convivência como responsabilidade a ser compartilhada por todos.

Por isso, temos trabalhado no processo de formação e implantação de planos de convivência em algumas instituições, inspirados pela experiência desenvolvida em escolas espanholas. Desse plano faz parte a elaboração detalhada de como será o sistema de apoio oferecido pela unidade de ensino quanto às mais diversas situações enfrentadas pelos estudantes no dia a dia. Nesse sistema figuram as equipes de ajuda, alunos acompanhantes, alunos tutores, alunos mediadores e cybermentores. Hoje vamos tratar especificamente sobre as equipes de ajuda.

Tal iniciativa conta com os próprios alunos para a resolução dos conflitos, por meio de seu envolvimento com a organização da escola e a gerência dos problemas. Para tanto, são ensinadas e exercitadas habilidades direcionadas ao apoio a seus colegas nos mais diversos aspectos do cotidiano. Os estudantes que as compõe são responsáveis por auxiliar os colegas em situações de conflito e de dificuldade de relacionamento com os pares e professores. Além disso, são eles que fazem o acolhimento dos alunos novos e os auxiliam com informações sobre o funcionamento e a rotina da instituição.

Vejam que o aluno ajudante atua em uma perspectiva muito diferente daquela comumente presente em nossas escolas, que é a dessa criança ou desse adolescente auxiliar o professor durante as aulas, distribuindo material, anotando os nomes dos colegas que deixaram de cumprir alguma regra etc. Nas equipes de ajuda, ele tem um papel de protagonista na busca para resolução dos problemas de convivência.

Como? Quando? Onde?

Por isso, o perfil desse estudante deve contemplar algumas características essenciais para as relações respeitosas: ser sensível às necessidades do próximo, solidário, sociável, confiável, respeitoso, atencioso, prestativo e ter empatia. A escolha dessa pessoa, portanto, passa por um processo que envolve a todos. Em cada sala, o professor responsável pelas questões de convivência – e que também integra o sistema de apoio da escola – trabalha a diferença entre os conceitos de ajuda e de amigo de maneira que a turma perceba que nem toda ajuda vem necessariamente de um amigo e que nem todo amigo é bom ajudante. Depois, o docente promove atividades que disparam uma eleição baseada nas características elencadas pela maioria como essenciais para ocupar esse posto – uma sugestão é pedir às crianças que indiquem a quem elas confiariam um segredo, descrevendo as qualidades da pessoa que as levaram a fazer essa opção. Com base nisso, a garotada tenta reconhecer quais seriam os três colegas a quem confiariam seu voto.

A formação das equipes prescinde ainda de outras etapas. Uma delas é um encontro com as famílias dos eleitos para explicar o trabalho e pedir a autorização deles para que possam assumir seu papel. A outra é a formação específica, que deve ser dada para cada estudante contemplado de maneira a permitir a eles desenvolver as habilidades de comunicação e de escuta ativa, de avaliar alternativas e de pensar criticamente.

A ajuda ocorre durante os intervalos e nas trocas de sala – em casos excepcionais, e com a permissão do professor, ela também pode acontecer durante a aula. Os alunos acolhem, escutam e não julgam, mas não resolvem os problemas, o que fica a cargo dos próprios envolvidos. Também aconselham no caso de os colegas estarem passando por problemas pessoais. Eles ainda acompanham os adultos que supervisionam os recreios e agem como mediadores em algumas ocasiões, como em casos de isolamento, timidez, falta de comunicação, mal-entendido etc. Quando a ajuda vem de um par as tensões sempre presentes na relação com a autoridade/adulto são dissipadas.

Mas atenção! Os alunos ajudantes não são “agentes infiltrados” dos professores para resolver os problemas de indisciplina e nem formam uma elite salvadora de todos os problemas. A ajuda que oferecem é para os seus colegas.

O maior benefício dessa prática é o empoderamento dos mais frágeis e uma gestão de conflitos orientada para o desenvolvimento da cooperação e, portanto, da autonomia moral dos alunos.

Mais para frente conto o resultado dessa experiência nas EMEF Violeta Dória Lins e na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, ambas em Campinas, a 95 quilômetros de São Paulo, onde estamos desenvolvendo esse trabalho. Por lá, no próximo dia 03 de outubro os alunos ajudantes passarão pelo primeiro módulo de formação. Estamos com ótimas expectativas de que eles serão um diferencial na vida escolar de muitos de seus colegas!

Que tal? Gosta da ideia de compartilhar de maneira responsável a gestão de conflitos? Traga sua opinião para nosso debate!

Cumprimentos mineiros e até a próxima sexta-feira!

Flávia Vivaldi