Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Olá, diretores! Sejam bem-vindos!

POR:
Joelma Souza

Sejam bem vindos, diretores escolares de todo o Brasil! O blog é de vocês!

Liderar uma equipe não é tarefa fácil, não é mesmo? Ao assumir a função de diretor escolar, o educador precisa aprender muitas coisas ao mesmo tempo: a cuidar de todos os compromissos burocráticos sem se esquecer da parte pedagógica, a trazer a comunidade para dentro da escola, a articular projetos institucionais, a buscar soluções para os problemas da escola, a fazer o dinheiro render e, principalmente, a garantir todas as condições para a aprendizagem dos alunos. Não é pouca coisa! E nem sempre encontramos uma equipe receptiva e disposta a nos ajudar.

Eu aprendi a ser diretora sendo diretora! Na verdade, acho que funciona assim com a grande maioria dos profissionais que opta por trabalhar em escolas públicas. Vocês conhecem a expressão, já um pouco em desuso, “cair de paraquedas”? Pois é, foi justamente isso que aconteceu comigo quando assumi pela primeira vez a direção de uma instituição.

Aos 23 anos, senti o tamanho da responsabilidade que é comandar uma escola pública, com todos os problemas que uma escola pública possui – poucos recursos financeiros, número insuficiente de funcionários, infraestrutura inadequada… Sendo recém-formada em Pedagogia e Administração Escolar, fui buscar condições profissionais, ou seja, me reuni com o grupo de funcionários (professores, auxiliares de educação e merendeiras) e começamos a discutir Educação. O mesmo fiz com os pais dos alunos, pois construir uma relação com a comunidade é fundamental para o trabalho do diretor.

Ouvi relatos que me fizeram buscar ajuda de colegas mais experientes. Aprendi que todos os funcionários da escola são corresponsáveis por detectar e ajudar a resolver os problemas, visto que o gestor não tem como resolver tudo sozinho. E garanto que essa relação não aconteceu da noite para o dia; foi um longo processo que resultou na tão sonhada gestão democrática e participativa. Como todo esse trabalho foi feito? Vocês devem estar se perguntando. É disso e de outros assuntos que sempre estão em pauta no dia a dia dos diretores que vamos tratar aqui neste blog!

Sejam bem vindos a esse espaço de encontro, no qual as expectativas e as perspectivas de vocês serão levadas em consideração. Sabemos bem que o nosso trabalho é muito solitário e que muitas vezes não temos a quem recorrer. Ao trocarmos experiências, faremos, com certeza, escolas cada vez melhores!

Um grande beijo e até quarta, Sonia Abreu