Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Vamos atacar o abandono escolar!

POR:
Joelma Souza
É direito da criança estar na escola. Por isso, precisamos garantir que ela frequenta as aulas

É direito da criança estar na escola. Por isso, precisamos garantir que ela frequente as aulas

Você já deve ter visto essa cena em sua escola: ao longo do ano letivo, tem sempre um aluno que falta um dia aqui, outro ali… Até que começa a faltar demais e, depois de certo tempo, simplesmente desaparece das aulas. É uma situação aflitiva, muitas vezes motivada por fatores externos ao nosso ambiente. Mesmo assim, penso que não podemos cruzar os braços. É preciso agir para trazer essas crianças de volta à escola, onde é o direito delas estar!

O trabalho começa já no ato da matrícula, quando os pais ou responsáveis devem ser informados sobre a sua responsabilidade de garantir que seus filhos estudem. Se ajudar, você pode entregar um breve informe com a lei que regulamenta essa ação (procure aqui pelo Capítulo IV, art. 53 e art. 56), assim como eu faço na minha escola.

Durante o ano, eu e a equipe escolar ficamos de olho nos alunos que estão faltando. Para fazer o controle, criei um livro para registrar as crianças que apresentam ausências consecutivas por mais de três dias. Nesse caderno, indicamos o número de ocorrências, o telefone de contato da família e o nome do responsável.

Com o registro em mãos, ligamos para os familiares e marcamos um dia para que venham até a escola e nos contem porque suas crianças estão faltando. Quando os pais não têm ou não nos passaram o telefone, vamos até a residência e falamos com eles pessoalmente, levando um comunicado agendando a reunião (veja um exemplo aqui).

Queremos saber se os motivos têm a ver com problemas em casa, se os alunos não estão acompanhando as aulas, se não conseguem chegar à escola ou qualquer outra razão. Só assim, poderemos pensar em alguma forma de solucionar o problema.

Em último caso, quando não conseguimos fazer com que o aluno volte a frequentar a escola ou não temos explicação do que pode estar acontecendo com ele, é hora de acionar o Conselho Tutelar, órgão que garante os direitos das crianças. Mandamos ao setor um comunicado com as ausências do aluno faltoso, seu endereço completo e a série que frequenta, assinado por mim e pelo auxiliar que entrou em contato com os pais. Aqui, ressalto a vocês a importância de sempre documentar todas as ações que a instituição promove. Assim, poderemos garantir legalmente a participação do aluno na escola!

E na sua escola, diretor, que ações são promovidas para se evitar o abandono escolar? Vocês procuram saber os motivos?

Beijos, Sonia Abreu