Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Gestão do espaço: o que observar em cada ambiente da escola

POR:
Joelma Souza
Cuidar de uma escola não é nada fácil e, para fazer esse trabalho, é preciso contar com uma equipe de funcionários parceira e de confiança

Cuidar de uma escola não é nada fácil e, para fazer esse trabalho, é preciso contar com uma equipe de funcionários parceira e de confiança

No post anterior, falei sobre a importância de circular pela escola para verificar como está sendo feita a gestão do espaço. No texto de hoje, minha ideia é ser mais específica: pretendo mostrar os principais pontos de atenção em cada um dos ambientes, sobretudo no que diz respeito aos materiais. Você me acompanha nesse passeio?

Banheiro: observo bastante a limpeza do local, que precisa ser feita diariamente, porque ele é muito usado. Na falta de material em estoque, algo que não acontece com muita frequência por aqui, , acionamos a Associação de Pais e Mestres, que contribui voluntariamente para a compra de artigos como papel higiênico, papel toalha e sabão. Os professores e os funcionários também participam dessa contribuição.

Biblioteca: aqui, além da limpeza, precisamos cuidar para que o acervo esteja organizado e em boas condições. Na minha escola, há uma auxiliar que organiza o local e faz a recuperação de livros em mau estado de conservação. Ela também se ocupa da retirada e da devolução de exemplares, fazendo os devidos registros de controle. O esquema tem funcionado bem.

Sala de informática: os cuidados com o local ficam a cargo de um auxiliar, que faz uma vistoria e liga e desliga os computadores todos os dias. A organização da sala é responsabilidade dos professores que usá-la – após darem aula no espaço, devem deixá-lo em ordem. Já a limpeza é feita pelas funcionárias todos os dias.

Salas de aula: quase todos os dias, vou às salas para dar bom dia às crianças e passar algum recado. Nessas horas, aproveito para verificar se algum móvel ou objeto está danificado, como carteiras, mesas, portas e cartazes. Quando noto que as luzes estão queimadas, por exemplo, peço às funcionárias que façam uma vistoria nos outros espaços e anotem se há mais salas com o mesmo problema. Assim, posso fazer um memorando e encaminhar ao setor responsável para a compra e troca das lâmpadas.

Sala dos professores: aqui, é essencial manter a organização e tomar cuidado com o material do colega, porque é um local compartilhado. Por exemplo: recentemente, percebi que os armários da sala dos docentes estavam desnivelados e as portas não fechavam. Para resolver o problema e melhorar o visual, pedi aos professores que os desocupassem para que fosse colocado um suporte mais forte.

Cozinha: este é um dos espaços que merece atenção especial. É necessário estar sempre atento ao funcionamento da geladeira e do freezer para garantir a conservação dos alimentos. Também é preciso assegurar que não faltem produtos para a limpeza dos pratos, copos, talheres e do próprio local. Na escola, armazenamos na geladeira, em saquinhos datados, pequenas amostras da comida para que, se necessário, elas sejam analisadas pela vigilância sanitária.

Refeitório: observo se o ambiente está sempre limpo para receber as crianças na hora das refeições. A limpeza é feita a cada 10 minutos, no intervalo entre uma turma e outra. Enquanto duas funcionárias limpam as mesas, outras duas varrem o chão.

Pátio: novamente, o foco é a limpeza e a conservação. Em um tour, observei que o local acumulava muito lixo e cheguei à conclusão de que era necessário colocar mais latões. Também verifico se as árvores plantadas pelos alunos estão sendo devidamente regadas.

Quadra: faço a vistoria do piso, das traves e da arquibancada, verificando se não há risco à prática de esportes. Comunico as ocorrências ao caseiro, que faz a manutenção e a lavagem aos finais de semana, quando a quadra não está sendo usada. É seu papel averiguar o funcionamento da chave elétrica que liga as luzes da quadra ou remover objetos pesados.

Laterais da escola: apesar de, em geral, serem vias de passagem para outros ambientes, também merecem atenção. Por exemplo: ao vistoriar os corredores que dão acesso à parte de trás da escola, percebi que os vidros das salas de aula precisavam ser limpos.

Como vocês viram, cuidar de uma escola não é nada fácil… e eu não faço esse trabalho sozinha. Então, para mim, é essencial contar com uma equipe de funcionários parceira e de confiança. No caso específico da gestão de espaço e de seus materiais, o apoio da equipe de limpeza e do caseiro é essencial.

E na sua escola, há algum espaço mais complicado? Quais as providências que você normalmente toma para resolver os problemas?

Muitos beijos, Sonia Abreu.