Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Reta final: como está sua agenda?

POR:
Joelma Souza
Final de ano é um período cheio de atividades. Para isso, é necessário organizar uma agenda para que tudo transcorra dentro do tempo previsto

Final de ano é um período cheio de atividades. Para isso, é necessário organizar uma agenda para que tudo transcorra dentro do tempo previsto

Estamos chegando à reta final de mais um ano letivo, período de muito trabalho, onde o tempo é o nosso constante inimigo. Tudo acontece nos meses de novembro e dezembro. São as renovações e matrículas de novos alunos, os preparativos para as avaliações finais, os relatórios para o conselho de classe, a prestação de contas de programas de repasse de verbas para a escola, as reuniões de pais, entre outras tarefas.

Como é de se esperar, nos vemos com uma agenda apertadíssima e com os ponteiros do relógio nos indicando o tempo que passa sem o mínimo de piedade. Como resolver isso tudo? A solução é se entregar à organização de uma agenda para que tudo transcorra dentro do tempo previsto.

Antecipando atividades

Geralmente, recebo em outubro uma resolução da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Itapetininga sobre as renovações de matrículas, que devem começar no final do mês. Como já sei que todo ano isso acontece, já antecipo esse trabalho antes de receber o documento, enviando um comunicado aos pais e postando cartazes no portão para anunciar o período de rematrícula.

Para as novas inscrições, que foram finalizadas na primeira semana de novembro, verifico com a Bruna, auxiliar de escriturário da escola, todos os documentos necessários para o ato. Depois disso, redigimos um aviso para os pais das instituições vizinhas de Educação Infantil (a minha é de Ensino Fundamental I), orientando-os sobre os procedimentos da matrícula e os horários de atendimento da secretaria. Quando eles comparecem à escola, entregamos um roteiro para que eles conheçam nossa missão e saibam o que esperamos da parceria escola e família.

Organizando os documentos

Finalizadas as matrículas, o próximo passo é fazer a prestação de contas do repasse de verbas de programas educacionais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Mais Educação. Para isso, é preciso organizar os documentos das compras realizadas durante o ano letivo. Atualmente, estou finalizando as últimas aquisições e digitando as planilhas. A entrega do meu relatório para a SME está agendada para o início de dezembro.

Preparando as avaliações

Nesses últimos meses, também tenho que cuidar da elaboração das avaliações finais junto com os professores. Como vocês sabem, eu não tenho coordenador pedagógico na minha equipe escolar e, por isso, exerço essa função na escola.

Marquei para o dia 11 de novembro uma reunião com os docentes para que eles preparassem suas provas ao lado dos colegas de série/ano. Apesar de ser uma discussão coletiva, cada um prepara uma avaliação específica para a classe pela qual é responsável. Aproveitamos também para já deixar prontas as atividades de recuperação, caso haja necessidade de aplicá-las a algum aluno.

Nesse mesmo dia, também entreguei um relatório que será discutido no conselho de classe, no início de dezembro. Nesse documento, constam as notas finais, as faltas do aluno e o seu desempenho nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Durante a reunião do conselho, falaremos sobre as crianças que estão apresentando baixo desempenho.  Sabemos como costuma ser um momento difícil, porque discutir a vida escolar de um aluno não é simples e requer muita clareza, equilíbrio e sensatez de todos os envolvidos.

A última reunião de pais

Para os dias 9 e 10 de dezembro, também está programada a última reunião de pais do ano. Confesso que estou aflita desde já, porque é durante esse encontro que prestamos contas dos trabalhos realizados no ano, falamos sobre o que deu certo e o que não deu, quais foram os investimentos realizados e quais foram os resultados obtidos. É muito triste quando temos que reter um aluno e lidar com as angústias dos pais.

Como dá para ver, ainda tenho muito trabalho pela frente! E todo esse planejamento serve para quê? Sem dúvidas, para não acumularmos trabalho, não nos perdemos no meio de tantas atividades e, assim, melhor atender nossos alunos.

E você, como está organizando sua agenda nesses momentos finais na sua escola?

Um grande abraço, Sonia Abreu