Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Não é que ela chegou? Enfim, férias!

POR:
Joelma Souza
Hoje, quero compartilhar um pedacinho das minhas férias com vocês. Por isso, indico meus filmes e livros preferidos

Hoje, quero compartilhar um pedacinho das minhas férias com vocês. Por isso, indico meus filmes e livros preferidos

Finalmente, chegou nosso merecido descanso. Nas férias, acredito ser fundamental nos desligarmos do trabalho, buscar a companhia de familiares e amigos e fazer atividades que gostamos.

Antes mesmo de elas começarem, já sinto o cheiro de mato bem verdinho… Esse é um privilégio de quem mora no interior como eu! Também começo a me lembrar de como é bom molhar os pés nas águas do mar, andar descalço, ouvir música, ler um bom livro, assistir a um filme interessante e se deleitar com uma comédia.

Em geral, não viajo muito, mas me regozijo com passeios curtos, músicas e leituras. Nesse período, aproveito também para das umas voltinhas com minha filha, a Mariana, tomar um chopezinho com meu marido, o Paulo, e tomar café da manhã com minha irmã, a Suzete, que também é professora. Não posso deixar de dizer que adoro sair com minhas amigas para jogar conversa fora!

Hoje, quero compartilhar um pedacinho das minhas férias com vocês, indicando quais são meus filmes e livros preferidos. Nos comentários abaixo, aproveitem para me dizer o que vocês gostam de fazer!

Filmes

  • As Pontes de Madison (1995), de Clint Eastwood. É a história de Francesca, uma mulher casada e solitária, que vive uma paixão com um fotógrafo, mas abre mão de sua felicidade por amar muito sua família.
  • O Discurso do Rei (2010), de Tom Rooper. Conta a história do Rei George VI, que sofria de gagueira e pavor de falar em público.
  • Cavalo de Guerra (2011), de Steven Spielberg. O filme fala da amizade do jovem Albert com seu cavalo Joey e do período em que são obrigados a se separar.
  • Às Cinco da Tarde (2003), de Samira Makhmalbaf. Nogreh, uma jovem afegã, sonha em ser presidente de seu país, ao mesmo tempo em que a liberdade de expressão e a permissão para voltar a estudar seguem lentamente.
  • Lemon Tree (2008), de Eran Riklis. Salma, uma viúva palestina, herdou de seu pai um pomar de limões que faz o ministro da Defesa de Israel, que mora na casa da frente, se sentir ameaçado. O caso vai parar na Suprema Corte e se torna um fato político.
  • O Exótico Hotel Marigold (2011), de John Madden. A comédia dramática conta a história de um grupo de idosos britânicos que resolvem viajar para a Índia depois de serem atraídos por anúncios do recém-restaurado Hotel Marigold.
  • Sob o Sol da Toscana (2003), de Audrey Wells. A escritora francesa recém-divorciada ganha de presente de suas amigas uma passagem para a Toscana, na Itália. Lá, descobre o quanto é possível ser feliz.
  • As Garotas do Calendário (2002), de Nigel Cole. Um grupo de senhoras da cidadezinha britânica Yorkshire resolvem angariar fundos para ampliar o hospital local. A campanha consiste em vender um calendário dessas mulheres completamente nuas.

Livros

  • A Menina que Não Sabia Ler, de John Harding. Florence, de 12 anos, mora com o irmão Giles em uma mansão sombria e misteriosa. Leitora autodidata, a menina abre sua imaginação com os livros da biblioteca, fazendo com que os mistérios se tornem ainda mais intrigantes.
  • Ostra Feliz Não Faz Pérola, de Rubem Alves. É um livro que nos leva a buscar e conhecer novos pontos de vistas sobre a vida, como ver a felicidade como um dom.
  • O Amor que Acende a Lua, de Rubem Alves. É um livro de crônicas divididas em fases lunares. Nelas, o amor e a vida interferem simultaneamente no nosso dia a dia.
  • A Escola que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir, de Rubem Alves. O livro é uma coleção de artigos publicados em jornal sobre as práticas educacionais vivenciadas na Escola da Ponte, em Portugal.
  • A Cabana, de Willian P. Young. Um pai sofre uma grande perda. Por meio dela, tem um encontro e se aproxima de Deus.
  • A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. Depois da morte do irmão, a pequena Liesel começou a roubar livros para se alimentar de conhecimentos que seriam aplicados em sua vida futuramente.
  • Múltipla Escolha, de Lya Luft. O livro explicita questões fundamentais sobre a velhice e a juventude, além de novos dilemas e tabus sobre sexualidade, drogas, violência, bondade e perversidade.

Espero que aproveitem cada segundo de seu momento de descanso para que o corpo e a mente sejam revitalizados. Tenham um lindo final de ano com a certeza de dever cumprido! Busquem a tranquilidade e muita paz.

Boas férias e boas festas! Em janeiro, estaremos de volta!

Beijos, Sonia Abreu