Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Arrumando a casa

POR:
Joelma Souza
Junto com sua equipe de funcionários, a diretora Sonia Abreu fez um planejamento para organizar a escola antes do início das aulas

Junto com sua equipe de funcionários, a diretora Sonia Abreu fez um planejamento para organizar a escola antes do início das aulas

Um novo ano começa e, com ele, novas tarefas para deixarmos a escola agradavelmente acolhedora para receber os alunos! E é no mês de janeiro que eu costumo planejar junto com a minha equipe de funcionários alguns passeios pelos espaços escolares, durante os quais revemos atentamente cada cantinho, desde as lâmpadas até a dedetização e limpeza do prédio e da caixa d’água.

No final do ano passado, antes do recesso, chamei a Rita, que coordena o setor de limpeza, e a Josemara, do setor da cozinha, para traçarmos uma meta de organização e limpeza. Juntas, percorremos cada setor da escola para analisarmos as necessidades mais aparentes e que requeriam mais empenho. Um exemplo do que encontramos em nossa vistoria foi a necessidade de lavar as paredes das salas de aula, do refeitório, da cozinha e da despensa de alimentos.

Para nos poupar do acúmulo de trabalho em janeiro (neste ano, nosso calendário escolar foi alterado por causa da Copa do Mundo, e todos voltaram a trabalhar neste mês), também pedi aos professores que, antes de saírem de férias, retirassem os cartazes afixados nas paredes e organizassem seus armários. Assim, eles já encontrariam tudo em ordem quando retornassem.

Planejamento da organização

Eu, a Rita e a Josemara fizemos uma lista para facilitar o trabalho de arrumação do grupo, dando ênfase à divisão de funções. Depois do nosso passeio, definimos as seguintes tarefas:

  • Salas de aula: lavar paredes, carteiras, cadeiras, piso, vidros, janelas, cortinas, armários, portas, ventiladores;
  • Biblioteca: tirar pó dos livros, dos armários, dos ventiladores, das cadeiras estofadas; lavar mesas, cortinas, vidros, janelas, portas e piso;
  • Sala de Informática, de vídeo e de música: tirar pó e limpar mesas, cadeiras estofadas, instrumentos musicais, monitores, TV e sons; lavar as cortinas, portas, janelas, vidros, piso de ambas;
  • Banheiros: fazer a higienização das portas, paredes, pisos e revestimentos, vasos sanitários e mictórios;
  • Refeitório e corredores internos: lavar paredes, pisos, vidros e janelas; higienizar o bebedouro;
  • Sala dos professores, diretoria e secretaria: lavar paredes, janelas, vidros, portas e limpar mesas, persianas, cadeiras estofadas, armários e ventiladores;
  • Cozinha: as merendeiras ficaram responsáveis pela higienização de tudo – paredes, azulejos, vidros, portas, piso, pias, mesas, cadeiras, geladeiras, freezer, cuba aquecedora, fogão, forno, bancadas. Elas também precisaram higienizar utensílios de cozinha, copos, pratos, talheres, cumbucas e aparelhos eletro domésticos. Na área de serviço da cozinha, será feita a limpeza geral de paredes, azulejos, pisos, tanques, janelas e vidros, tambores de lixo.
  • Despensa de alimentos: geralmente, os alimentos são recolhidos quando há excesso na despensa. Se se a quantidade é menor, os produtos permanecem na escola e só o retiramos para que as prateleiras, paredes, janelas, vidros, pisos e portas sejam lavados e higienizados. Após a limpeza, os alimentos são organizados por data de validade, para que os de data mais próximo fiquem na frente para a sua utilização.
  • Área externa: lavar pátio, laterais, fachada, calçadas e muros da escola.
  • Quadra poliesportiva: o caseiro foi encarregado de mantê-la limpa. Ele também anotou se havia lâmpadas queimadas e qualquer outro objeto que precisasse ser trocado.

Além da limpeza de toda a escola, também investimos no registro de todos os materiais escolares no livro de patrimônio da escola e na arrumação de documentos. A Bruna, nossa auxiliar de escriturário, e a Jéssica, estagiária, arquivaram os papéis e deixaram em ordem as listas de alunos por classe, os arquivos, os históricos escolares, o livro-ponto dos funcionários e a renovação dos envelopes dos contribuintes da Associação de Pais e Mestres. No almoxarifado, a Tânia, nossa auxiliar de educação, apontou todos os materiais que precisavam ser repostos.

Nessas horas, acredito que é importante reservar um pouco do dinheiro Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a realização de pequenas reformas e compras de materiais. Sabemos bem que os órgãos públicos vivem de licitações e, por isso, o que necessitamos pode chegar com atraso.

Ufa! Isso é tudo o que planejamos para fazer no final de dezembro e no começo de janeiro. Parece não ter fim, não é mesmo? Por isso, mesmo no período de férias escolares, minha escola continua funcionando com força total. Tudo isso para receber da melhor forma possível nossos alunos!

E você, como organiza a arrumação da escola no início do ano?

Um beijão, Sonia Abreu