Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Missão da escola: como promovê-la

POR:
Joelma Souza
“Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz

Missão: “Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz”

No final de 2011, participei de uma palestra na qual uma grande amiga, a Mércia Falcini, trouxe evidências riquíssimas sobre a missão da escola, que está evidenciada no Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Entendida como marco referencial, é a missão que define a identidade de uma instituição escolar e proporciona a gestão participativa, trazendo para dentro da escola os questionamentos sobre melhorias da qualidade de ensino e de atendimento para com a comunidade local.

Para mim, essa palestra foi um disparador, levando-me a questionar se pais, alunos e comunidade escolar estavam satisfeitos com o que a escola estava fazendo.

Reelaboração

No dia seguinte, peguei o PPP da escola e busquei essa informação. Tirei várias cópias e preparei uma reunião com a equipe para fazermos a leitura da missão. Surgiram algumas dúvidas: nós fazemos tudo isso mesmo? Será que os alunos, pais e comunidade entendem essa missão sem que nós a propagássemos? Cada uma das pessoas que participaram do encontro voltou para casa com o texto em mãos e com a tarefa de refletir melhor sobre o assunto.

Na reunião seguinte, todos estavam com uma ideia melhor de qual deveria ser realmente a missão da nossa escola. Então, refizemos o texto e ficou assim:

Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.

Divulgação

O próximo passo foi levá-la ao conhecimento dos alunos. Para isso, utilizamos cartazes e avisos afixados na entrada da escola, nas salas de aula, na secretaria, na sala do professor, na biblioteca, na cozinha, na área de serviço, na sala do diretor, no refeitório e até nos banheiros.

Depois disso, montamos um projeto de divulgação para os pais e para a comunidade no entorno da escola. Para os familiares, entregamos um folheto com a definição da missão e levantamos uma discussão sobre ela para que todos aprovassem.

Para a comunidade local, resolvemos fazer uma passeata no bairro (clique no link para assistir à gravação do evento). Montamos um projeto no qual a participação dos alunos seria fundamental. Fora definido que cada série/ano faria material para a divulgação. Os alunos dos 1º anos ficaram com a confecção de desenhos, os 2º e 3º anos ficaram os folders e os dos 4º e 5º anos ficaram responsáveis pelos cartazes e faixas. Para acompanhá-los, levamos as crianças da Fanfarra Mirim com alguns instrumentos musicais para “agitar o pedaço”. A Guarda Municipal nos ajudou a promover a segurança de todos.

Tudo isso aconteceu em meados de 2012 e, creiam, foi espetacular! Saímos com os alunos e percorremos o bairro entregando os informativos. Também entrevistamos alguns moradores para saber as opiniões que eles tinham sobre a escola.

Depois de toda essa promoção, passamos a divulgar nossa missão no ato da matrícula e a temos como a nossa bandeira. Inclusive, todos os anos, renovamos nosso compromisso com ela!

E você, diretor e diretora, como divulga a missão da sua escola? Você já a discutiu com a comunidade escolar?

Um grande beijo, Sonia Abreu