Trabalho há muitos anos como diretora e por incrível que pareça o friozinho no estômago e a ansiedade ainda rondam quando preparo uma reunião de pais. E não vão pensar que esse sentimento é só meu! Os professores também sofrem do mesmo mal! Frente aos anseios nos reunimos para preparar esse encontro. Costumo questionar a Equipe Escolar sobre a importância dessa reunião de pais. Que diferença fará no nosso trabalho? O que irá acarretar na vida escolar do aluno? E por que é tão importante a participação da família?
Concluímos que contar com a parceria da família sempre será de muita valia para se desenvolver um bom trabalho. É ela a nossa válvula propulsora para que a educação se estenda além-muro da escola e com o seu envolvimento intensificado o ganho irá triplicar-se, ou seja, antes o que era só da escola passa ser dos pais, alunos e comunidade escolar. E esse ganho será possível? Sim, apostamos e acreditamos nessa possibilidade! Parece com o trabalho de formiguinha e que poderá levar um tempo, mas não é impossível realizá-la, a ponto de desistir! Somos a prova disso na EMEF Profª “Hilda Weiss Trench”, ainda persistimos nessa ação e o resultado nos tem preparado uma participação expressiva dos pais nesses encontros. Portanto, o segredo é preparar a primeira reunião de pais com algumas informações antecipadas que irão nortear o trabalho da escola com a participação de todos.
E como fazer?
Comecem enviando um comunicado sobre a importância da reunião de pais e o quanto irá contribuir para o desenvolvimento do aluno. Aponte que esses encontros acontecerão ao longo do ano, se possível com as datas previstas para que eles possam se programar (estão previstos no calendário escolar – se possível enviem uma cópia para cada pai).
Questione-os sobre:
- Possibilidade de sua participação nesses encontros: peça que apontem se há ou não a possibilidade em participar dessa reunião; levar em consideração quanto ao dia da semana que a escola disponibilizará para essa realização (aqui realizamos na 2ª feira, dia do nosso HAC ou HTPC);
- Se não pode participar no dia: agendar um horário no HAC ou HTPC ou se houver horários disponíveis durante o período de aula (utilizamos as aulas de Educação Física para que o professor possa dar atendimento aos pais nesse período);
- Sugestão de horários: solicitem sugestões e certifiquem-se de que não haverá prejuízos para os alunos; justifiquem as possibilidades após sondagem, explicando que será atendido o que a maioria solicitar;
- Sugestões de assuntos que poderiam ser abordados: questione o que os pais gostariam de saber sobre a escola, seu funcionamento, sobre os professores, funcionários, as aulas, combinados de sala, desempenho dos alunos e outros;
- Sugestões de palestras na escola: assuntos que gostariam que fossem abordados e debatidos por palestrantes (poderiam agendar duas palestras para os pais no ano, uma para cada semestre);
- Comunicá-los que a escola é um espaço de direito de todos: solicitem para que escrevam sobre o que esperam da escola e como eles (pais) poderão contribuir;
- Aproveitem o momento para divulgar a missão da escola: expressem o propósito que a escola se submeteu para atender a todos.
Solicite aos pais que devolvam esse questionário a tempo de tabular os resultados para que possam mostrá-los já no primeiro encontro.
Posso assegurar-lhes que foi muito significativo pedir sugestões aos pais. Partiu deles uma ideia muito bacana: trazer os alunos para se apresentarem durante a reunião de pais. No nosso último encontro os alunos da Oficina de Música apresentaram uma mostra do Concerto de Flauta Doce. E é claro que os pais gostaram e muito.
O pais apontaram até o meu defeito! Descobri que falava muito nas reuniões, deixando um tempo curto para estarem com o professor de seus filhos. Passei, então, a me planejar melhor nos horários, seguindo o meu protocolo em dar as boas vindas apresentando a pauta da reunião em cartaz ou no data show. Faço questão em deixar claro que planejamos todas as reuniões que realizamos na escola para que se sintam respeitados e a Equipe Escolar também.
Um grande e afetuoso abraço,
Sonia Abreu
E vocês, diretor e diretora, conte-nos sobre a sua experiência nas reuniões de pais. Houve resultados significativos? Se não, qual foi o motivo?