Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Com projetos institucionais, leve a comunidade para a escola

POR:
Joelma Souza
Foto: Gabriela Portilho

Atividades bem programadas ajudam a abrir os portões para pais e responsáveis

Que sensação gostosa ter a escola preenchida pela presença dos pais, em pleno final de semana, durante os projetos que a equipe desenvolve com muito trabalho árduo, não é mesmo? Sabemos o quão difícil é atingir essa proeza até mesmo quando realizamos uma reunião de pais no horário em que teoricamente todos podem participar.

Se o nosso objetivo é promover uma gestão participativa com os pais e responsáveis, necessitamos de meios que os leve a compreender o significado de sua presença na escola, que faça com que eles se sintam integrantes dessa instituição. E os recursos que mais têm nos ajudado nisso são os projetos institucionais.

Interessada em assegurar a participação contínua dos pais, a equipe escolar elaborou um calendário para o ano logo nas primeiras reuniões de Hora Atividade Coletiva (HAC). Esse trabalho foi feito junto com os integrantes do conselho e contempla os projetos institucionais que serão realizados ao longo de 2014.

Muitas dessas iniciativas já são comuns na escola e foram sendo consolidadas pela adesão e participação expressiva dos responsáveis nos eventos. Agora, incluímos dois novos projetos que acontecerão em dias letivos: a 1ª Feira de Livros e o aniversário de 10 anos da EMEF Professora Hilda Weiss Trench.

Compartilho abaixo alguns projetos que temos desenvolvido com resultados significativos:

- Dia Nacional do Livro Infantil / Feira de Livros – A data é comemorada em 18 de abril, mas nosso evento será um pouco antes, no dia 11, e será aberto aos pais e à comunidade. Teremos exposição de livros infantis, contadores de história e apresentação dos alunos. As crianças vão declamar textos de poetas locais, fazer dramatizações e mostrar cantigas de roda. Com isso, queremos resgatar o gosto pela leitura e o prazer em ler um bom livro.

- Família na Escola – No dia 9 de maio, os alunos farão uma apresentação para os familiares presentes. O trabalho está sendo desenvolvido pela equipe de voluntários da Apec, que aborda com os estudantes uma série de valores morais.

- Aniversário de 10 anos da EMEF Professora Hilda Weiss Trench – De 2 de junho a 12 de setembro, o objetivo é que todos conheçam a patronesse da escola e sua história, a importância dessa escola na comunidade local e a sua missão. No último dia, os alunos farão uma apresentação e a exposição de trabalhos para os pais e a comunidade.

- Aniversário de Itapetininga – Envolve a participação dos alunos nas oficinas de percussão e nas atividades do desfile que acontecerá no dia 5 de novembro com a fanfarra mirim da escola, ginastas com coreografia e alegorias. Esse projeto está instituído desde 2006 e desperta grande interesse dos alunos.

- Projeto Ciências – Com o tema “Água: o tesouro da Terra”, ele vai acontecer de 14 de julho a 6 de dezembro. Desde 2009, apresentamos os temas trabalhados anteriormente e continuamos de onde paramos. Como produto final realizamos a Feira de Ciências onde os pais e a comunidade são convidados a participar. Procuramos trazer palestrantes para a abertura e anunciamos a exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

Todos esses eventos estão conectados com os conteúdos complementares que por sua vez estão ligados aos conteúdos programáticos previstos em cada série/ano. Eles também estão inseridos no projeto político-pedagógico (PPP), visto como um dos instrumentos mais importantes de nossa escola.

E vocês, diretores, quais projetos institucionais desenvolvem em sua escola? Gostaria muito que compartilhassem suas experiências para podermos trocar ideias.

Um grande abraço,

Sonia Abreu