Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como desenvolvemos nossa horta escolar

POR:
Joelma Souza
Arquivo pessoal

Alunos, educadores, parceiros e monitores se envolveram na produção de alimentos

Mais um sonho concretizado em nossa escola, a horta escolar nasceu inspirada pelo projeto Quarta Ecológica, promovido pelo Colégio Objetivo em parceira com a empresa 3M do Brasil. Todos os professores da EMEF Professora Hilda Weiss Trench participaram, em 2006, da capacitação oferecida com o biólogo Valter Almeida. Em um sábado ensolarado, ele nos apresentou o trabalho que o colégio desenvolvia com seus alunos estimulando a sustentabilidade. Conhecemos a trilha de uma pequena mata ciliar e plantamos um pé de palmito. No final, degustamos lanches e sucos naturais com produtos vindos daquela mesma horta.

Voltamos deslumbrados pelo trabalho e logo quisemos colocar em prática o que havíamos aprendido. A Secretaria Municipal de Educação ofereceu o transporte e conseguimos levar também os alunos para conhecer esse espaço. Assim, todos seriam envolvidos mais facilmente.

Acionamos mais alguns parceiros e assim foi nascendo nossa horta. A limpeza da área e a criação dos canteiros foram promovidas pelos funcionários da 3M. A delimitação do espaço e o fechamento com alambrados foram realizados pelos funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

A primeira colheita aconteceu no segundo semestre daquele mesmo ano e foram produzidos mais de 200 pés de alface, consumidos pelos alunos na escola. Até 2008, mantivemos o projeto com ervas medicinais e aromáticas. Aí percebemos que necessitávamos de um especialista para evoluir. Sem recursos para pagar um profissional, tentamos novas parcerias com voluntários, mas houve muita troca de pessoal e a horta ficou estagnada até 2010, quando recebemos os recursos do programa Mais Educação.

Contamos, então, com o trabalho vibrante e admirável de  Miguel Seabra, integrante da Associação de Amigos de Bairro. Ele deu suporte a professores e alunos como oficineiro orientador da horta escolar. Além da alface, passamos a ter beterraba, cenoura, abobrinha, maracujá, banana da terra, tomatinho cereja e as ervas aromáticas. Em 2013, Miguel foi trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde e agora o projeto é coordenado pelo professor Marcos dos Santos Silvério, do Instituto Federal de Tecnologia.

Hoje, vejo quanto lutamos para que tudo isso virasse realidade e como esses produtos são importantes para enriquecer nossa merenda e dar a todos da escola uma experiência de contato com a terra e valiosas reflexões sobre a sustentabilidade.

E você, diretor e diretora, possui um espaço como esse na sua escola? Compartilhe conosco!

Um grande abraço

Sonia Abreu