Como o nosso país é sede da Copa do Mundo, a febre dos alunos pelo jogo de futebol aumentou estrondosamente nos últimos meses. Confesso que não havia pensado em desenvolver algo sobre o assunto. Estava focada nos demais projetos e sobrecarregada de afazeres burocráticos. Fui procurada pelo professor Giuliano, de Educação Física, que me trouxe ideias sobre como aproveitar esse momento nas várias áreas de conhecimento.
Havíamos recebido a edição nº 269 de NOVA ESCOLA (acesse aqui) com muitas dicas interessantes e a levamos para a reunião de equipe com o intuito de elaborar o Projeto Copa na Escola. Durante duas semanas, discutimos os prós e contras de incluir o tema em nosso planejamento. Ficou evidente a variedade de opiniões sobre o evento, estimuladas pelas ações populares conturbadas que vemos no noticiário. Nos propusemos, então, a trabalhar com os alunos a diversidade cultural que veremos após a chegada desses povos e pensar em como poderíamos recepcioná-los em nosso país. É como se estivéssemos recebendo uma visita em nossa casa, quando separamos as melhores louças e cozinhamos com capricho.
Cinco perguntas sobre a Copa do Mundo
Nosso projeto começou no dia 28 de abril e seguirá até 11 de junho, pois no dia da abertura da Copa os alunos entram em férias. Planejamos um esquema de atividades por ano e por áreas de conhecimento que ficou assim organizado:
Educação Física (para todos os anos): exibição de vídeos sobre ética, companheirismo e o respeito à diversidade cultural, jogo de futebol com estudo das regras oficiais e confecção de painel com as datas dos jogos e de tabuleiros de dedobol.
Para os 1ºs anos:
- Arte: trabalho com as obras do pintor Alfredo Volpi (1896-1988);
- Língua Portuguesa: pesquisa de nomes dos jogadores brasileiros e confecção de bingo de nomes;
- Matemática: análise da quantidade de jogadores e de times, e organização de uma tabela de preferência dos alunos pelos jogadores;
- História: estudo sobre os anos em que o Brasil foi campeão;
- Geografia: painel com bandeiras e nome de todos os países que participarão da Copa.
Para os 2ºs e 3ºs anos:
- Arte: pesquisa sobre o fuleco, mascote da Copa, confecção de desenhos e atividades sobre o tema;
- Língua Portuguesa: caça-palavras de países que participarão da competição e elaboração de painel com textos de curiosidades sobre essas nações;
- Matemática: tabulação dos resultados das pesquisas realizadas e criação de tabela da Copa com datas e locais dos jogos;
- Geografia e História: estudo sobre os países participantes, a cultura dos povos e roupas típicas.
Para os 4ºs e 5ºs anos:
- Arte: criação de uma maquete de um estádio de futebol;
- Língua Portuguesa: confecção de textos informativos para o painel de atividades e panfletos;
- Matemática: resolução de situações-problema sobre vitórias e derrotas de times, criação de gráfico e tabela para acompanhar os resultados;
- História: históricos das copas anteriores e das premiações da seleção brasileira;
- Geografia: bandeiras de todos os países com localização e pesquisa sobre a Rússia, país-sede da próxima Copa;
- Ciências: aulas sobre a alimentação saudável dos atletas e suas condições físicas.
Com tudo isso, entramos definitivamente no clima.
E na sua escola, diretor e diretora, estão trabalhando algo relacionado à Copa do Mundo?
Um grande abraço
Sonia Abreu