Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A importância dos auxiliares de Educação

POR:
Joelma Souza
Foto: Arquivo pessoal

Também chamados de inspetores ou monitores, eles são essenciais para o bom andamento das atividades dentro e fora das salas de aula

Um aluno se machucou? O auxiliar de Educação é chamado para dar assistência e fazer o curativo seguindo as orientações recebidas no curso de primeiros socorros. Uma criança pequena precisa de ajuda no banheiro ou no bebedouro? Eles também ajudam. Um aluno faltou? Os auxiliares são os primeiros a notar. Se alguém chega com mais pressa ou mais aflito, também logo percebem.

Em alguns lugares, esses profissionais são chamados de inspetores ou monitores. O nome tanto faz… O fato é que eles são o nosso braço direito e também o esquerdo!

Quando iniciei minha carreira de educadora na rede municipal de Itapetininga, o professor tinha que dar conta da qualidade da aprendizagem e do atendimento, tudo sozinho. Tinha, por exemplo, que contar com a disponibilidade da servente ou da merendeira para entregar os alunos aos pais na hora da saída. Foi assim até o início da década de 90, quando aconteceu o primeiro concurso público para auxiliares de Educação em nossa cidade. Depois disso, eles chegaram e se tornaram essenciais.

São eles que complementam o trabalho do professor quando necessário colaborando com atividades dentro da sala de aula e fora dela. Oferecem assistência na hora de servir a merenda e no intervalo com propostas recreativas diversificadas, sempre com o cuidado de evitar acidentes e preparam as turmas para o retorno às aulas.

 O papel do inspetor na formação dos alunos

Em nossa escola, no final das aulas, os professores acompanham os alunos até a porta da classe e o auxiliar de Educação assume depois dali, levando a garotada para o portão da escola. Eles entregam os alunos aos pais e, quando necessário, transmitem recados. Também cuidam do bom funcionamento do transporte escolar na hora da entrada e da saída.

Como resultado de todas essas funções, os auxiliares desenvolvem uma relação muito próxima com os alunos e com os pais, tornando-se até confidentes de alguns. Então, quando precisamos saber um pouco mais sobre alguma criança é comum recorrermos ao conhecimento deles.

Semanalmente, um dos nossos auxiliares participa da nossa hora de trabalho coletivo e compartilha os principais temas da semana, discutindo dificuldades e soluções com os professores e gestores. Assim, conseguimos definir o que deve ser prioridade na agenda deles para os dias seguintes.

Aproveito, então, para agradecer a Daniela, a Ivone, a Juliana, a Tânia e o Robson, auxiliares de Educação da EMEF Professora Hilda Weiss Trench, e estendo meus cumprimentos a todos os demais profissionais dessa área. Eu tiro o meu chapéu para todos vocês!

E você, diretor e diretora, conta com esse profissional em sua escola? Como eles são reconhecidos em seu município? Recebem a mesma nomenclatura?

Um grande abraço

Sonia Abreu