Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Educação Física levada a sério

POR:
Joelma Souza
Foto: Gabriela Portilho

Alunos, pais e professores passaram a valorizar as aulas da disciplina. Foto: Gabriela Portilho

Ansiosa, a aluna Larissa lê a rotina do dia, exposta no canto da lousa, e avisa: “Professora, vai começar a aula do professor Giu!” É assim que todos chamam o docente da disciplina. Rapidamente, os cadernos se fecham e a fila se organiza para ir à quadra. Toda semana é a mesma coisa e a mesma animação.

As crianças reconhecem que essa aula é muito importante para o desenvolvimento delas, usam esse momento para testar seus limites e criam novas possibilidades para superar as dificuldades. São esses os princípios do trabalho do professor Giuliano Alves. Com isso, ele desperta a capacidade criadora de cada um dos 586 alunos, incluindo aí dois estudantes que são cadeirantes e demonstram força e dedicação a cada semana, participando de todas as atividades.

Garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Física, integrada à proposta pedagógica, é um componente curricular da Educação Básica e se adequa às faixas etárias e às condições dos educandos.

Olhamos para essa disciplina como parte integrante e importante do nosso processo de ensino. Por isso, no conselho de classe, a participação do professor dessa área é fundamental. Os colegas sempre o consultam sobre a participação dos alunos nas aulas e, juntos, analisam os meios e buscam referências para aqueles que ainda não conseguiram se desenvolver.

Na reunião de pais, também é comum abrirmos espaço para o professor Giuliano explanar o trabalho que realiza e a contribuição disso no desenvolvimento dos estudantes. Além disso, reforço para os pais a contribuição da Educação Física para as crianças.

Com essa postura, conseguimos reduzir os atestados médicos que buscavam a dispensa da disciplina e mudamos a percepção daqueles que achavam que era um momento apenas para “bater bola e correr em volta da quadra”.

 A Educação Física não pode ficar de escanteio

E você, diretor e diretora, conta com um profissional de Educação Física na escola? Ele vem sendo tratado como mais um integrante para auxiliar no desempenho do aluno e dos demais professores?

Um grande abraço

Sonia Abreu