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Merenda balanceada, saborosa e sem desperdício

POR:
Joelma Souza
Foto: Gabriela Portilho

Com balcão de self-service, todos aprendem a se servir e a refletir sobre as escolhas

Em épocas não muito remotas, a merenda escolar era sinônimo de sopa com proteína texturizada de soja (PTS). O sacrifício que fazíamos para que as crianças comessem era desgastante! Vivíamos incrementando com legumes, verduras e pedacinhos de carne, sem muito sucesso.

Com a rejeição exacerbada nas escolas públicas do estado de São Paulo, nutricionistas foram contratados para contribuir e elaborar um cardápio que viesse ao encontro das necessidades diárias dos alunos e de uma alimentação saudável. A iniciativa chegou aqui em Itapetininga e a equipe atualmente é composta por Luciana Rosa (técnica responsável), Cristina Muguiuda, Silmara Amaral e Tatiana Olivato. Elas são responsáveis pelo planejamento dos cardápios e pela supervisão, avaliação e coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O setor de alimentação escolar do município faz parte da Secretaria Municipal de Educação e atende as escolas municipais e estaduais, os Centros de Educação Complementar (CEC) e as entidades socioeducativas. Contamos com um depósito central para armazenamento de gêneros alimentícios (arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de milho, sal, bolachas, etc.) que são entregues mensalmente às instituições atendidas. Em média, 31 mil alunos consomem um total de 73 mil refeições diárias.

Semanalmente, recebemos pão, carnes e produtos de hortifrúti para oferecer uma alimentação saudável. A cada 15 dias, as nutricionistas visitam e orientam nossas merendeiras para averiguar o que está sendo consumido pelos alunos e como estão sendo realizados o preparo e a higienização dos alimentos e utensílios.

O cardápio é elaborado pela equipe de nutricionistas semanalmente (veja um exemplo aqui) e enviado às unidades escolares. Ele é planejado para cada faixa etária com o objetivo de atender as necessidades nutricionais estabelecidas pela resolução nº 26 de 17/06/2013, do FNDE. São priorizadas frutas e hortaliças da época (parte adquirida da agricultura familiar) e alimentos benéficos à saúde, como peixe, soja e lentilha.

Merenda escolar sustentável

A maior parte das escolas de Ensino Fundamental do município conta com balcões térmicos tipo self-service para as principais refeições (almoço e jantar). Entre as vantagens desse sistema estão a segurança alimentar (os alimentos são mantidos em temperatura adequada durante o período de distribuição) e maior autonomia para o aluno tornando-o capaz de se servir sozinho e fazer suas escolhas. Em sala de aula, os professores trabalham a importância de experimentar um pouco de tudo e de colocar quantidades suficientes para que não haja desperdício e a mesma orientação é reforçada pelas merendeiras.

Quando recebemos o balcão, a equipe de nutricionistas promoveu na escola a Semana da Alimentação Saudável que foi muito esclarecedora. Elas realizaram palestras sobre o consumo e as propriedades dos alimentos, falaram sobre como comer sem desperdiçar, deram aulas práticas sobre os ingredientes e o preparo deles e finalizaram com a entrega de uma cartilha com informações para seguir em casa também. Após o início do uso do balcão, o desperdício foi reduzido para 90%!

Se quiser mais sugestões para implantar uma ação semelhante, a edição de junho/julho da revista GESTÃO ESCOLAR traz um projeto institucional sobre esse tema. Você pode adquirir seu exemplar aqui.

E você, diretor ou diretora, recebe a merenda escolar? Como ela é preparada? Há uma equipe de suporte que dá as devidas orientações?

Um grande abraço

Sonia Abreu