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Na hora do recreio acontece de tudo!

POR:
Joelma Souza
Uma boa organização da hora do intervalo pode reduzir significativamente o número de acidentes (Foto: Gabriela Portilho)

Uma boa organização da hora do intervalo pode reduzir significativamente o número de acidentes (Foto: Gabriela Portilho)

Por mais que a gente tente prever e planejar o dia a dia na escola, alguns incidentes acabam acontecendo e nos fazem repensar e modificar a nossa rotina. Há algum tempo, por exemplo, aconteceu um episódio durante o recreio que movimentou toda a equipe escolar e resultou em uma nova organização dos intervalos na instituição.

Foi assim… Na hora do intervalo, uma aluna sofreu uma queda, dessas que sempre ocorre em lugares onde tem muitas crianças brincando. O fato é que o pai dessa menina ficou muito bravo e, todo preocupado, solicitou que o tempo de recreio fosse extinto da escola. Para acalmar os ânimos, expliquei a ele a importância desse momento e disse que estudaríamos fazer ajustes para melhorar o atendimento aos alunos em caso de acidentes.

Levei o caso ao conhecimento dos professores para que chegássemos a uma resolução. Com base em nossas conversas, instituímos um sistema que até hoje desempenhamos nos 30 minutos de intervalo. Ela funciona da seguinte maneira: os primeiros 20 minutos são reservados para as refeições. Os alunos se servem no balcão, sob orientação das merendeiras e auxiliares de Educação, para que não haja desperdício de alimentos e a refeição seja tranquila. Os minutos restantes são reservados para as brincadeiras no pátio.

Divisão das tarefas durante o recreio

No tempo destinado ao intervalo das turmas, sempre temos a preocupação em dividir os grupos de alunos por faixa etária, visto que cada uma tem suas características ao brincar. Portanto, na hora do pátio, o professor fica responsável por monitorar e orientar os alunos. Na maioria das vezes, as brincadeiras são acordadas em sala de aula, antes do recreio. Assim, os professores têm tempo de separar e levar as caixas dos jogos escolhidos, os brinquedos e organizar as atividades coletivas.

Os auxiliares de Educação ficam encarregados de oferecer as refeições, incentivando os alunos a comer. A organização das filas para pegar a comida e usar os banheiros para escovar os dentes e fazer as necessidades é feita em parceria entre auxiliares e professores.

As merendeiras deixam o cardápio sempre exposto em uma lousa que fica ao lado do balcão onde os lanches são servidos. Ainda contamos com a participação dos alunos monitores dos 5º anos, que, durante a semana, passam nas salas de aula comunicando o que será servido no dia. Semanalmente há revezamento desses monitores, escolhidos por seus pares. A dupla é sempre composta por uma menina e um menino por turma; assim, garantimos a participação de todos.

Com essa prática, a redução de quedas e acidentes foi significativa. A nova organização foi informada aos pais, que respiraram mais aliviados e puderam perceber que a escola leva muito em consideração as críticas que recebe.

E você, diretor e diretora, como monitoram esse momento na sua escola?

Um grande abraço, Sonia Abreu