Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Diretores, vamos trocar experiências?

POR:
Joelma Souza

Olá,

Meu nome é Edicarlos Mellin, sou casado e moro atualmente na cidade de Tanabi, a 477 quilômetros de São Paulo, onde sou diretor da EM Antonio Soares. Nasci em Populina, a 617 quilômetros de São Paulo. Cursei Matemática na Faculdade Integrada de Jales (FAI), também no interior paulista, e, aos 21 anos, fui para a capital para lecionar. Repleto de sonhos e desejos, comecei a querer mudar tudo e todos a minha volta, por isso ouvi muito de meus companheiros professores: “Você faz isso agora por que é novo, recém-formado, daqui a uns anos tudo isso passa”. Mas o engraçado é que o trabalho foi aumentando e eu mantive minha postura. Em dois anos eu já atuava como professor das redes pública e particular. Em 2004, fui aprovado em concurso da rede estadual. Com seis meses de efetivo, fui convidado a ser professor coordenador pedagógico da EE Brigadeiro Gavião Peixoto, no bairro de Perus. Na época a escola contava com mais de 4 mil alunos. Nossa, que desafio! Mas encarei e fiquei lá por 2,5 anos na coordenação. Quando fui transferido para São Carlos, a 236 quilômetros de São Paulo, a frase dos docentes ainda me perseguia.

No ano em que atuei apenas em sala de aula, 2007, no município de Itirapina, também no interior paulista, tive a grata satisfação, por ser “novo” na escola, de ser colocado com as três turmas mais “indisciplinadas” (6º, 7º e 8º anos). Conseguimos, porém, desenvolver um trabalho de valorização e estímulo ao aprendizado dos adolescentes, que continuou no ano seguinte. O resultado foi a melhora na nota do Idesp da escola.

Depois disso, fui convidado a realizar um projeto de formação com os professores da rede estadual de ensino que atuavam nos Ensinos Fundamental e Médio. Desafio aceito, nos anos de 2009 e 2010 trabalhei como professor coordenador da oficina pedagógica (PCOP) de Matemática da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos.

Não descuido também de minha própria formação e sempre procuro aprimoramentos. Já fiz várias especializações e pós-graduação. Nos últimos anos tenho me dedicado a cursos na área de gestão escolar. Desde o ano passado, frequento o EAD Gestão Escolar da Fundação Lemann e também faço especialização na mesma área na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no polo de São José do Rio Preto.

São aprendizados que me ajudam na rotina em Tanabi. Assumimos, eu e a coordenadora pedagógica, Selma de Cássia Berger Martins da Silva, a gestão da escola em 2012, tendo grandes desafios, entre os quais a reestruturação da equipe de professores, a conquista do respeito da sociedade local – o nome da escola era associado à indisciplina –, a valorização dos nossos alunos e seus familiares e a melhoria da qualidade da Educação. Desde então conseguimos avanços, mas o trabalho continua.

Neste blog, espero poder compartilhar com vocês um pouco das experiências que eu e minha equipe desenvolvemos na Antonio Soares. E espero contar com seus comentários, sugestões, críticas e opiniões. Vamos aproveitar o Na Direção Certa como nosso espaço de troca?

Obrigado, um respeitoso abraço e até a próxima quarta!