Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Avaliações externas podem colaborar para a reflexão sobre o trabalho da equipe

POR:
Joelma Souza

 

Na EM Antonio Soares, as avaliações externas são analisadas em reuniões coletivas. Foto: Bruno Mazzoco

Olá,

Nossa escola participa de duas avaliações externas: o Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp) e a Prova Brasil. Sabemos que elas são importantes como exames gerais que permitem a elaboração de estatísticas educacionais e, com base nisso, o investimento e a implementação de políticas públicas que visem melhorar esses resultados.

Mas que reflexão essas provas podem gerar para nós, gestores? Eu considero que uma das oportunidades é comparar os dados obtidos nas avaliações externas com aqueles que vemos nas avaliações realizadas regularmente pela nossa equipe em todas as séries.

Na EM Antonio Soares, os dois diagnósticos são utilizados nas reuniões coletivas, em que participam os gestores e todos os professores, não para analisar os resultados específicos de cada aluno, mas sim para avaliar o trabalho da equipe escolar. Eles servem para nós, da direção, revermos o apoio dado aos docentes e para a coordenação analisar as reuniões de formação promovidas. O professor, por sua vez, pode verificar se as aulas estão proporcionando o conhecimento desejado a cada um de seus alunos.

 

No ano passado, por exemplo, durante a reunião realizada no último bimestre para analisar os dados da Prova Brasil e de nossas avaliações internas – temos diagnósticos escritos, que são construídos com os professores, e também orais, feitos pela equipe gestora com os alunos –, verificamos a necessidade de iniciar um trabalho intensivo de incentivo à leitura, pois muitos estudantes estavam com dificuldade na interpretação de textos. Desenvolvemos, então, em conjunto com os docentes, um projeto para os alunos dos 4º e 5º anos. Os resultados foram tão bons, que ampliamos o programa de leitura para toda a escola. Vou falar sobre essa iniciativa em outro post, logo mais.

É assim, utilizando todos os instrumentos disponíveis para refletir sobre nosso trabalho, que conseguimos avanços no que é mais importante: a aprendizagem dos alunos.

E na sua escola, como são usadas as avaliações externas?

Um respeitoso abraço e até quarta!

Edicarlos Mellin