Olá, seja bem-vindo!
Final de bimestre é sempre uma correria danada em todas as escolas, com as atenções voltadas para avaliações finais, devolutiva para os alunos, tabulação dos dados e análise dos resultados obtidos para posterior organização de todas essas informações para a reunião de pais. Antes desses encontros, porém, e como parte do processo, ocorrem os conselhos de classe. Como aproveitar esse momento como um espaço de formação?
Para nós, o trabalho começa ao planejar o bimestre. Aí, estabelecemos objetivos para cada ano/série, antecipamos os conteúdos a serem trabalhados e as intervenções para que, no momento de encerramento do período, possamos rever as ações e perceber quais objetivos conseguimos realmente alcançar. Durante as nossas atividades pedagógicas semanais, estabelecemos com os professores a utilização de alguns instrumentos que favorecem o acompanhamento do rendimento dos alunos, como uma lista dos conteúdos do bimestre (isso ajuda na organização dos dados de evolução dos alunos), uma planilha com as informações sobre as produções dos alunos, um gráfico de rendimento (para estabelecer um panorama geral de cada turma e disciplina), os registros de observação de atividades realizadas em sala (é elaborada uma pauta de acompanhamento), os dados da turma (frequência dos alunos e dos professores, cumprimento do calendário, tempo pedagógico sem interrupções externas, entre outros pontos específicos) e a participação nos projetos e atividades combinadas nas reuniões pedagógicas (estudamos os conteúdos de cada ano/série nas nossas reuniões e estabelecemos metas e ações para cada um deles).
Com todas essas informações nas mãos, fazemos o conselho de forma coletiva, com participação de todos os professores. Pais e alunos também são convidados e participam de forma assídua, dando sugestões, compartilhando as experiências e ocorrências de suas famílias. Nossas reuniões são feitas com o auxílio de telão e projetor, para que todo o levantamento feito sobre cada estudante seja entendido, discutido e trabalhado por toda a equipe escolar. Não usamos os dados para analisar a “nota” do aluno, mas sim para avaliar o trabalho que foi realizado durante o bimestre. Refletimos sobre o que melhorou no desempenho dos estudantes e a progressão que conseguiram alcançar. Conversamos também sobre as atividades que não tiveram o êxito esperado, procurando soluções conjuntas para que nossa prática seja melhorada.
Logo após toda essa análise, realizamos a reunião de pais, para que mesmo aqueles que não puderam participar do conselho de classe não fiquem de fora desse processo. Os responsáveis devem fazer parte dessa reflexão, então, informamos os resultados gerais da escola, de cada turma e, de maneira individual, os específicos de cada criança. Conversamos sobre as ações que iremos desenvolver para melhoria do aprendizado e sobre o papel de cada um deles no acompanhamento das ações em casa. Deixamos claro para os responsáveis que a escola não pode caminhar sem a família, pois precisamos estar todos juntos buscando soluções para as dificuldades de nossas crianças.
E na sua escola, como é feito o conselho de classe? Ele é coletivo ou individual? Vocês fazem tabulação e análise dos dados educacionais? Compartilhe sua experiência, deixe o seu comentário.
Um grande e respeitoso abraço, até quarta!
Edicarlos Mellin