Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que fazer para garantir a segurança na escola vazia durante as férias

POR:
Joelma Souza

Fechar registros de água e gás e instalar sensores de presença são alguns dos cuidados necessários quando a escola está fechada. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Todos nós precisamos de um período de férias para recarregar as energias, curtir a família e reestabelecer o ritmo para o próximo ano de trabalho. Saímos todos e o prédio da escola fica vazio. Aqui na instituição em que atuo, não temos um responsável por zelar o espaço durante esse período. Por isso, precisamos ser criativos e contar com a participação de pessoas da comunidade para que a infraestrutura fique conservada para o retorno dos alunos no ano seguinte.

As primeiras medidas que tomamos são:

  • Fechar os registros de água e gás, para minimizar as chances de ocorrer vazamentos que possam danificar o prédio;
  • Na parte elétrica, dividimos os disjuntores entre tomadas simples, de ar-condicionado e de lâmpadas. Desligamos todos e deixamos apenas os das luzes ligados;
  • Na parte externa, instalamos sensores de fotocélula, para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente de acordo com a presença no ambiente;
  • Na parte interna, instalamos sensores de presença com alarme sonoro, para que se algo ou alguém entrar na escola, as luzes se acendam e permaneçam acesas por no mínimo dois minutos e o alarme toque.

A comunidade nos ajuda nesse momento. Dois pais do conselho, que moram próximos à escola, possuem as chaves do portão de entrada. Como eles sabem do processo de sensores internos, quando veem as luzes acesas ou ouvem o alarme sonoro, imediatamente entram em contato com as autoridades policiais e levam a chave.

Nossa escola fica fechada apenas 15 dias, entre o Natal e o Ano Novo. Após esse período, fazemos um revezamento: eu fico de plantão nas duas primeiras semanas de janeiro e a secretária, Renata Cardoso, nas duas últimas. O objetivo é receber e expedir documentação para os pais que nos procuram, não deixando de atender a comunidade e esclarecer as dúvidas sobre o retorno das aulas.

Embora nossa escola fique fechada apenas por esse período, nós sempre tomamos essas medidas de segurança. Agora, estamos contratando, com o auxílio da Prefeitura, uma empresa de monitoramento, cuja central avisará diretamente nos celulares da direção, coordenação e auxiliares se os sensores acusarem movimentação no interior da escola.

E na sua escola, qual a organização nesse período de férias escolares? Existem pessoas que ficam responsáveis pelo acompanhamento? Os pais participam ativamente desse processo? Compartilhe sua experiência, deixe o seu comentário e suas dúvidas.

Um grande e respeitoso abraço.

Edicarlos Mellin