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Planejamento coletivo e funcional

POR:
Joelma Souza

O planejamento, fruto de processo que envolve todos os segmentos da escola, serve como instrumento orientador do trabalho ao longo do ano. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Em uma escola participativa as decisões são tomadas sempre coletivamente e o planejamento, portanto, é realizado com toda a equipe. Por isso, essa fase do ano letivo deve ser encarada de maneira muito delicada pela equipe gestora, pois funcionários e professores ficam muito apreensivos, com muitas expectativas e sonhos.

Nosso planejamento começa com os funcionários, pois secretária, auxiliares de serviços e merendeiras voltam das férias antes dos professores – aqui isto ocorreu ontem – para iniciar a limpeza e adequação dos espaços. Neste ano, nossa reunião com eles irá abordar os novos desafios que teremos com a inclusão da Educação Infantil no sistema de período integral. Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito ao almoço, que passa a ser feito na escola. Também abordamos as demais atribuições de cada um.

Quando os professores retornarem, na próxima segunda-feira, os dois primeiros dias são para atribuição de aula, conforme detalhei no post anterior. Nos outros três reunimos todos – funcionários e docentes. Um das principais atividades é a análise dos dados coletados no ano anterior. Eu e a coordenadora apresentamos os gráficos de rendimento de cada turma e, juntos, analisamos os níveis de aprendizagem que os alunos estavam no primeiro bimestre do ano passado, inclusive com análise de produções, e qual foi o avanço que conseguiram.

É esse diagnóstico que nos possibilitará a realização das ações ao longo do ano.Por meio dele refletimos sobre a continuidade ou não dos projetos desenvolvidos, elaboramos propostas de atividades considerando o desejo coletivo, definimos as intenções de cada proposta e estabelecemos o compromisso de todos em executar as metas. Também avaliamos o calendário escolar e tratamos da acolhida aos alunos.

Esse processo deve ser permeado por reflexões oriundas de uma atitude crítica por parte do educador – considerando que todos os segmentos da escola têm esta função – sobre o papel da instituição e o tipo de ensino que queremos praticar. É nesse período que pensamos quais são os problemas e os pontos fortes da instituição e como a atuação concreta de todos pode modificar o que não está funcionando e aprimorar o que é possível. Por envolver opiniões e expectativas muitas vezes diversas, esse também é um processo em que a equipe gestora precisa administrar diferenças ou oposições entre os membros da comunidade escolar.

Após a discussão e a elaboração, o planejamento se torna um documento oficial, incorporado no projeto político-pedagógico (PPP), no qual registramos as análises e as ações formuladas, acordadas e assinadas por todos. A definição dessas ações deve incluir a descrição de metas, objetivos e avaliações, além da atribuição de quem será responsável por cada etapa. Assim, o planejamento servirá como instrumento orientador do trabalho ao longo do ano, que pode determinar a transformação da realidade da escola e das salas de aulas. Sua eficiência, porém, depende diretamente do compromisso de professores, diretor, coordenadores pedagógicos e funcionários, pois a elaboração dos projetos e das atividades não encerra o processo. Ele é contínuo e exige revisões e atualizações periódicas.

E na sua escola,como é feito o planejamento?Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin